Na cidade

Regresso à praia: outubro vai arrancar com temperaturas de verão

De acordo com o IPMA, o próximo mês será bem mais quente e seco do que seria normal. As temperaturas vão estar acima dos 30 graus.
Vai estar muito calor.

O verão já terminou, mas parece que o calor ainda não está preparado para ir embora. Como tem acontecido nos últimos meses, a temperatura média do ar deve voltar a ficar acima dos níveis considerados normais no mês de outubro — e possivelmente até ao final do ano. Por isso, pode ir buscar novamente o fato de banho.

“Nova situação de tempo quente a partir de 1-2 de outubro, com temperaturas acima dos 30 graus e até perto dos 35 graus em muitos locais”, aviso o site Bestweatherpt, especializado em questões de clima. De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os distritos de Évora, Beja e Santarém serão os mais quentes no primeiro fim de semana de outubro, com temperaturas a ultrapassarem os 30 graus.

Já em Leiria, Portalegre, Setúbal e Lisboa, prevê-se que os termómetros andem lá perto. Segundo as informações do IPMA, está prevista a temperatura máxima a subir para os 28 graus na capital. O mesmo acontece no Porto e em Faro que, a partir do dia 2 de outubro, domingo, irão ficar com o céu mais limpo.

De acordo com as previsões, o vento será de leste “com tempo seco e risco de incêndios a aumentar”, além do “aumento da concentração de pólen e poeiras”. O outono começou na última sexta-feira, dia 23 de setembro, e as previsões do IPMA indicam que irá fazer mais calor do que era suposto e chover menos que o normal, acompanhando assim a tendência do ano. Assim, os meses de outubro e novembro serão mais quentes e secos do que seria normal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT