Uma capa de revista em roupa interior, uma nova (e polémica) relação amorosa ou o lançamento de um single arrojado. Com abordagens criativas “e, por vezes, um pouco loucas”, Mariana Bossy e Mafalda Creative já tentaram fazer renascer a carreira de dezenas de celebridades — ainda que as ideias nunca tenham saído do papel.
Esta é a missão da dupla numa das rubricas do podcast “Plágio”, criado em janeiro do ano passado. Os episódios, onde abordam vários temas sem filtros, “como se fosse uma conversa íntima entre amigas”, tornaram-se uma companhia semanal para centenas de milhares de pessoas e até deram origem a um espetáculo ao vivo.
Após o sucesso do desafio, as influencers digitais decidiram transformar a rubrica “Renascimento”, assim se chama, num jogo de cartas. Lançado a 10 de fevereiro, o objetivo é fazer “renascer a carreira de várias pessoas famosas, sem se sentirem culpados”, explicam.
“É uma das rubricas que mais gostamos”, confessa Mariana à NiT. “Como o podcast está muito ligado ao mundo da arte, começámos por procurar nomes que estivessem associados a essa estética. A ideia de renascimento encaixou perfeitamente e, a partir daí, surgiu esta ideia de fazer renascer a carreira de algumas pessoas.”
As jovens, de 32 e 25 anos, respetivamente, ainda pensaram começar por produto diferente, inspirado no Jogo da Mona — uma espécie de charada, com a imagem de uma figura pública na testa —, que também faz parte dos episódios. Porém, preferiram arriscar num jogo que ainda não existia no mercado.
O Renascimento, versão jogo, é composto por três baralhos. Um jogador, escolhido para ser o juiz, vai tirar uma carta do baralho Pessoas, com nomes de figuras conhecidas, como Joana Marques, Agir ou as Just Girls, e uma do grupo de cartas Renascimentos. Já o primeiro participante tira cinco cartas do monte Coisas Absurdas, escolhendo aquela que melhor se encaixa melhor no objetivo; salvar a carreira da pessoa mencionada.
A pessoa mais engraçada pode ficar com a carta da personalidade em questão e, logo, com os pontos associados à mesma. O objetivo é ficar com a maior pontuação possível, sendo que algumas valem pontos negativos, como a do artista João Direitinho, o ex-namorado de Mafalda Creative.
@mafaldacreative_ O jogo está à venda em: www.itsplagio.pt @MARIANABOSSY
As figuras escolhidas, explica Mariana, “são pessoas que já foram mencionadas em alguma história no podcast”, mesmo que nunca tenham sido usadas na rubrica “Renascimento”. “O que fazemos no podcast não é algo depreciativo. Encontramos uma pessoa e tentamos dar-lhe uma nova vida, profissão ou até relação amorosa”, acrescenta Mariana.
Com ilustrações da artista Maria Reis, cada carta representa “o universo caótico” que as duas influencers associam ao projeto. Há vários tons de rosa, muitos néons e umas quantas referências absurdas. “Queríamos ver o podcast espelhado no jogo e acreditamos que identifica bem os temas que falamos.”
Porém, sublinha Mariana, o “Renascimento” não vive apenas deste formato. Qualquer pessoa que se cruzar com o baralho pode divertir-se, sendo dirigido para um público bastante diverso. É indicado para jovens a partir dos 12 anos devido a algumas referências a temas mais sensíveis, mas as duas migas já receberam feedback de ouvintes com várias idades.
Mariana e Mafalda aproveitaram a altura do Dia de São Valentim para lançar o jogo e mostrar que “o amor não existe só entre um casal”, mas também entre amigos. “As pessoas não estavam à espera desta novidade. Terminámos a primeira temporada do podcast em dezembro e ão sabiam se íamos voltar.”
A ideia inicial era lançar um podcast com apenas 10 episódios, mas o plano mudou rapidamente. As influencers tentaram terminar o programa várias vezes, mas a vontade de continuar ganhou sempre, multiplicando o número de conversas. Após a paragem, decidiram que estava na hora da segunda temporada.
O lançamento tem sido um sucesso, mas a dupla não quer lançar outros produtos — o objetivo é expandir o conceito do “Renascimento”. No futuro, os seguidores podem contar com novos baralhos para acrescentar ao desafio base.
O jogo pode ser adquirido no site oficial do podcast “Plágio” por 29,90€. Também há sweatshirts à venda por 34,90€.
