Conhecido por ter liderado a primeira viagem de circum-navegação ao globo, Fernão de Magalhães foi um dos maiores navegadores portugueses. Os navios usados para cruzar os oceanos tornaram-se numa parte irrefutável da história do País.
A partir de 26 de outubro vai poder descobrir uma das embarcações mais marcantes usadas lideradas por este navegador. Os amantes de história poderão visitar a réplica da Nau Victoria até 31 de outubro.
A embarcação foi construída em Espanha, em 1991, e, para delinear as formas e definir as características do navio, Ignacio Fernández Vial, o projetista e construtor, conduziu um longo processo de investigação histórica. Foi “um estudo exaustivo, baseado em fontes documentais, crónicas, tratados náuticos do século XVI, e iconografia da época, que permitiu determinar as suas principais dimensões, mastreação, velas e equipamento”, explica a organização em comunicado.
Em 2004, para comemorar a primeira volta ao mundo, esta Nau Victoria partiu novamente de Sevilha numa viagem à volta do globo. Entre 2004 e 2006, navegou 26.894 milhas e visitou 17 países, sendo esta a primeira réplica histórica a circum-navegar a Terra.
A cerimónia de inauguração será feita na marina de Lagos ao meio dia de 26 de outubro, onde o navio permanecerá até ao fim da mostra. Todas as visitas à Nau Victoria são totalmente gratuitas. Precisa, porém, de fazer uma reserva. Para isso, tem de enviar um email (mesteban@nullfundacionnaovictoria.org) para a organização. A mostra está aberta das 10 às 18 horas.