Na cidade

Revolução no WhatsApp. Vai ser possível receber mensagens de outras aplicações

Numa primeira fase, a interoperabilidade só permitirá enviar texto, imagens, áudios, vídeos e ficheiros.
Vem aí um grande update.

O WhatsApp, aplicação pertencente à Meta (grupo que também detém o Facebook e Instagram), anunciou que em breve (provavelmente a partir de março), poderemos receber e responder a mensagens com origem noutras aplicações, como o Telegram.

“O desafio é encontrar uma maneira fácil de oferecer essa interoperabilidade a terceiros [outras apps, sobretudo as estranhas ao ecossistema Meta] preservando o nível de privacidade, segurança e integridade do WhatsApp”, explica Dick Brouwer, diretor de engenharia da aplicação, à “Wired”.

A nova funcionalidade está a ser desenvolvida preservando a criptografia de ponta a ponta em todas as SMS que passarem pela plataforma, assegurando a total segurança do utilizador, garante a empresa.

Tudo indica que a atualização está já num estádio avançado de desenvolvimento, porém, continua envolta em secretismo. Ainda não foram reveladas, por exemplo, que aplicações estarão incluídas. “Estamos a trabalhar numa solução construída na atual arquitetura cliente-servidor do WhatsApp. Isso efetivamente significa que a abordagem que estamos a tentar adotar é que o WhatsApp documente o nosso protocolo cliente-servidor e permita que clientes de terceiros se conectem diretamente à nossa infraestrutura”, detalha Brouwer.

Numa primeira fase, a tal interoperabilidade funcionará apenas para mensagens, imagens, áudios, vídeos e envio de ficheiros. Só será aplicada às chamadas e conversas de grupo posteriormente.

No final de 2023, o serviço de mensagens instantâneas da Meta passou a disponibilizar a possibilidade de enviar áudios que só poderiam ser reproduzidos uma vez. A empresa também anunciou que irá implementar o terceiro visto azul, que servirá para alertar que o receptor fez uma captura de ecrã (printscreen) de uma mensagem. Contudo, ainda não se sabe quando esta funcionalidade chegará à aplicação.

Leia também este artigo da NiT sobre o novo editor do WhatsAp que permite criar stickers em segundos.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT