Na cidade

Robôs em aeroportos e cidades inteligentes: como o 5G vai mudar as nossas vidas

O turismo está a transformar-se, desde a reserva de um hotel, às viagens de avião e comunicação em diferentes línguas. Curioso? Nós estamos.
Boas notícias.

Num mundo interligado e super tecnológico, cada vez mais dependente de sistemas de inteligência artificial e com necessidades de interações digitais, as ligações rápidas, inteligentes e otimizadas são essenciais. É precisamente por isso que há cada vez mais pessoas a dizer que o 5G será o catalisador de uma nova revolução industrial prestes a arrancar.

Quando chegar às nossas mãos, continuaremos a fazer tudo o que já fazíamos com o 4G — só que de forma instantânea, eficaz e com muito mais qualidade. Não é, por isso, apenas uma questão de velocidade. O segredo, dizem, está na diminuição drástica da latência, na facilidade de uma conexão inteligente e fiável. Isto significa que o 5G torna possível que as ordens em qualquer dispositivo sejam imediatas e as ações sejam instantâneas, para uma experiência em tempo real, sem desvios nem atrasos.

Até agora, não era fácil dar um exemplo que demonstrasse a capacidade revolucionária desta tecnologia. Porém, um passo à frente de todos, a NOS já partilhou as transformações da quinta geração móvel nas viagens, que se vão tornar mais simples, acessíveis e envolventes. O turismo será um dos principais setores a transformar-se com o 5G – desde a reserva de um hotel, às viagens de avião e à forma como conhecemos uma cidade ou País.

Inicia-se agora uma era de experiências mais ricas, que trazem novas emoções às viagens. O melhor é conhecê-las a todas e começar já a preparar aquele que vai ser um futuro inovador e bem mais inteligente. Estas são as 10 inovações que vão mudar as suas viagens (e as nossas vidas).

1. Aeroportos inteligentes? Sim, é possível

A partir de agora, pode fazer reservas de viagens no seu smartphone 5G – mais rápido do que o computador, para não perder vagas ou promoções de última hora. Fica tudo bem seguro na sua cloud, sem necessidade de imprimir papéis. Será também mais fácil viajar a partir de um aeroporto conectado por 5G. Por lá, encontrará robôs para facilitar o check-in, fazer a segurança no terminal, assegurar a limpeza e até para levar comida, como já acontece no aeroporto internacional de Filadélfia, nos Estados Unidos.

O robô desenvolvido pela Vespa utiliza smart following technology, para saber onde o encontrar e lhe entregar uma refeição, evitando que faça longas caminhadas ou se atrase. Nos wearables do seu pulso também poderá ter informações instantâneas de voo ou mapas interativos para chegar à porta de embarque sem stress. E as bagagens perdidas são coisas do passado – saberá logo onde estão através da utilização de sensores ligados por 5G nas malas.

2. O sonho de toda a gente: voos com a melhor ligação à Internet

Já viu todos os episódios da sua série favorita? Não se preocupe porque a experiência de acesso à Internet nos aviões vai melhorar com o 5G, através de mais velocidade a grandes altitudes. Seja para se entreter com streaming de vídeo nas longas horas do voo, para um jogo online ou para responder a emails de trabalho, a quinta geração móvel vai garantir as comunicações em terra, mas também vai contribuir para as ligações acima das nuvens.

3. Já ouviu falar em hotéis 5G? Nós também não

O Wi-Fi é um dos critérios de escolha mais importantes na hora de escolher um hotel para passar férias. Precisamente para facilitar as nossas vidas, a rede 5G vai permitir aos hotéis fornecerem Internet ainda mais rápida e segura, mesmo que estejam lotados.

Vai também poder entrar no quarto sem chave ou cartão, regular a temperatura do ar condicionado através do seu smartphone ou preparar um banho de imersão enquanto ainda está a subir no elevador. Até num pequeno ecrã na parede (ou no espelho), terá a informação atualizada de serviços ou sugestões de atividades e passeios, com base nos seus gostos e interesses. Diga lá que não é perfeito.

4. Esqueça os mapas, eles que fiquem no passado

A atual rede móvel já o ajudou a encontrar o melhor caminho numa cidade desconhecida e chegar àquele monumento que queria mesmo visitar. Mas esta experiência vai ter melhorias muito significativas com a ajuda do 5G. Vai passar a receber indicações ainda mais precisas ao longo de todo o percurso e informação de transportes em tempo real.

Em locais fechados e ruas apertadas, o 5G também ajuda a melhorar a localização e a navegação, a encontrar a porta escondida e a direção certa. E se estiver à aventura, as sugestões de outros pontos de interesse também vão surgir no seu smartphone, de forma totalmente personalizada. A qualquer momento pode fazer a descoberta inesperada de um local incrível fora das principais rotas turísticas.

5. As cidades são inteligentes também para os turistas

A mobilidade urbana vai transformar-se com o 5G. Além dos habitantes de uma cidade ou País, os visitantes vão poder ter acesso a uma gestão inteligente de trânsito e transportes. Como tudo é sensorizado e instantâneo, não precisa de correr para apanhar um autocarro ou comboio, ou de chegar muito antes só para prevenir o atraso. Até a compra de bilhetes será muito mais rápida e intuitiva, 100% digitalizada.

Nos carros autónomos, que poderão ser uma realidade graças à ausência de tempo de resposta do 5G, também se esperam vantagens no turismo do futuro, seja através de serviços de táxi sem condutor, seja na maior facilidade de usar um carro de aluguer num sítio que não conhecemos.

6. Pode ser o seu próprio guia (e fazer boa figura)

Ao utilizar um smartphone com ligação 5G, vai conseguir ser um verdadeiro guia turístico e chegar a todo o lado sem falhar uma única vez. Com uma app pode ver os tempos de espera para um museu ou monumento e planear o dia com mais informação atualizada disponível. Os próprios locais turísticos podem gerir melhor a sua ocupação, com sistemas de entrada mais simples e informações instantâneas.

7. Viaje no tempo com a realidade virtual

A velocidade 5G torna possíveis as visitas 100% imersivas a monumentos e outros locais turísticos, através da realidade virtual e aumentada. Basta apontar o telemóvel para uma praça, um edifício ou uma vista de um miradouro.

Através de uma app, uma ruína pode reerguer-se no ecrã ou nos óculos de realidade virtual e revelar a fortaleza que já foi há anos atrás. Em Inglaterra, isto já foi testado – nas Termas Romanas de Bristol, os visitantes apontaram o telemóvel e viram o local como no seu auge, há cerca de dois mil anos.

8. E se lhe dissermos para explorar novos caminhos?

Com a rede 5G, os locais remotos vão estar conectados e prontos a receber os mais aventureiros. Vai poder explorar a fundo a cultura, a arte, a gastronomia e as tradições de uma região menos conhecida. O 5G ajuda-o a fugir do óbvio e a alargar ainda mais os seus horizontes durante as viagens. E como a rede torna mais rápidos e simples os pagamentos digitais, coisas que pagávamos em dinheiro como um souvenir, passam a ser pagas facilmente graças a apps.

9. Seja um verdadeiro poliglota com a ajuda do 5G

Quando estamos a viajar para outros países, é bastante frequente termos dificuldade em escolher um prato do menu, negociar um preço ou conversar com as pessoas na rua. Felizmente, a língua é um entrave que vai desaparecer com o 5G, graças aos tradutores automáticos de voz em tempo real. Basta dar um auricular à pessoa com quem queremos comunicar, cada um fala a sua língua, e todos se entendem. Simples.

Um exemplo são os auriculares Timekettle, que já suportam 40 línguas e 93 pronúncias quando estão ligados à Internet. Com a velocidade do 5G, vai conseguir falar com qualquer pessoa, em qualquer lugar, mesmo em grupos ou conferências com várias nacionalidades.

10. Siga o nosso conselho e vá onde quase ninguém foi

Já pensou em ir ao espaço, entrar num vulcão ou descer ao fundo do mar? A realidade virtual torna possíveis as viagens mais improváveis. Só precisamos de colocar uns óculos e podemos sentir coisas inexplicáveis e nunca antes sentidas. Também as visitas virtuais a museus e outros locais turísticos vão transformar-se em visitas “reais” à distância, com as inovações do 5G.

Apesar de focarmos no turismo, a verdade é que a rede 5G vai trazer inovações a todos os setores. A NOS aposta no poder transformador da tecnologia 5G em Portugal e trabalha para entregar as melhores soluções aos seus clientes. O objetivo é que possa aproveitar as potencialidades do 5G e fazer o que ninguém fez. Está preparado?

Este artigo foi escrito em parceria com a NOS.
Advertisement

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT