Na cidade

Roseiral. O emblemático jardim do Porto já reabriu ao público

Os trabalhos de recuperação do espaço nos socalcos do Palácio de Cristal representou um investimento de 158 milhões de euros.
Como novo.

Um dos socalcos que circundam o Palácio de Cristal, no Porto, abriga um jardim que deve o nome às exuberantes roseiras que formam padrões geométricos. Este espaço verde, denominado Jardim do Roseiral, reabriu ao público esta terça-feira, 7 de janeiro, após uma série de trabalhos de recuperação que incluíram o restauro de elementos emblemáticos.

“A intervenção passou pela reabilitação de pavimentos, do sistema de drenagem, dos muros e das pérgulas, bem como o restauro da Fonte do Pelicano, dois fogaréus, da Fonte do Ganso, do putti e do frontão com a pedra de armas da cidade”, detalha a Câmara Municipal do Porto nas redes sociais.

Os trabalhos incluíram ainda a reorganização dos canteiros, com a plantação de novas sebes de buxo, utilizando uma espécie mais resistente a doenças e pragas. Também foram introduzidos elementos pontuais de topiário, no intuito de “recuperar a imagem original do jardim”.

A obra, que representa um investimento de 158 mil euros por parte do município, reflete o compromisso da autarquia em “preservar o património verde da cidade e proporcionar espaços de excelência aos munícipes e visitantes”.

O Jardim do Roseiral.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT