na cidade

A Route 66 portuguesa já tem um passaporte — e só custa 1€

A Estrada Nacional 2 atravessa o país de norte a sul, sendo a terceira maior estrada do mundo, a seguir à Route 66 dos EUA e à Ruta 40 da Argentina.

A nossa route 66 passa por aqui.

É a estrada mais longa de Portugal e da Europa, a terceira maior do mundo e atravessa o País de uma ponta a outra, pelo seu interior: passa por 35 municípios, no total. Há anos que lhe chamam a Route 66 portuguesa, e em pequenos passos, ela está em vias de se tornar no ícone turístico à escala mundial para o qual tem todo o potencial: uma estrada, à semelhança da mítica norte-americana, com guias, mapas, imagem própria e promoção internacional.

Agora, a Estrada Nacional 2, que liga Chaves a Faro em mais de 738 quilómetros, deu mais um passo nessa direção: já está à venda o “Passaporte EN2”, e custa apenas 1€.

O documento é uma edição da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, e pretende incentivar turistas nacionais e estrangeiros a percorrer a estrada que atravessa todo o País. Foi posto à venda nos postos de turismo e câmaras municipais dos municípios aderentes, ou através do e-mail geral@nullrotan2.pt.

A ideia é que os turistas possam ir recebendo carimbos pelos locais onde passam ao longo da rota: não só dos municípios, mas dos locais imprescindíveis de paragem, em cada um deles.

O lançamento do passaporte é mais uma ação da Associação que foi constituída em novembro de 2016, para lançar o projeto turístico EN2, liderado pela Câmara de Santa Marta de Penaguião. 

Já foram criadas páginas nas redes sociais, várias iniciativas de divulgação e surge agora o novo documento — que, segundo adianta o regional “Sul Informação“, custa apenas um euro. Este valor estará a ser cobrado em algumas autarquias, como a de São Brás de Alportel, mas segundo adiantou entretanto a Associação de Municípios da Rota à NiT, se fizer o pedido por mail (geral@nullrotan2.pt), ele por enquanto é mesmo gratuito.

O novo passaporte.

Na prática, a nova associação quer concretizar a geminação da EN2, que liga Chaves a Faro, com a Route 66, nos Estados Unidos da América (EUA), e a Ruta 40, na Argentina. Num projeto inédito, transregional e que deverá ter apoio do Governo e até de fundos comunitários, pretende criar-se uma identidade na estrada, torná-la um percurso turístico à escala internacional, e combater no processo a desertificação dos concelhos do interior.

E o potencial está todo lá: tal como a Route 66 original, ainda que numa escala obviamente menor, também a Nacional 2 passa, nos seus 35 municípios, por diferentes realidades, geografias, paisagens e até climas: passa pelo interior de cidades, parques naturais, povoações semi abandonadas, e liga paisagens tão diferentes como as praias do Algarve, as planícies alentejanas e as vinhas do Douro. Atravessa quatro serras, 11 distritos e 11 rios.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT