Na cidade

A rua dos guarda-chuvas de Águeda está ainda mais incrível em modo Natal

No concelho, volta a encontrar ainda os já míticos maior e mais pequeno Pai Natal do Mundo. Veja as imagens.
A famosa Rua Luís de Camões.

Em 2021 ainda não vamos ter o Natal que desejaríamos — com encontros sem restrições, com festejos celebrados em total descontração e com a já saudosa sensação de segurança total. Mas isso não quer dizer que a magia da época não se possa fazer notar.

Em Águeda, o Natal já se tornou épico e este ano a programação continua cheia de luz, de pontos de interesse e de visita e sobretudo do espírito de animação da quadra.

Segundo informações da autarquia à NiT, o evento “Do Menor ao Maior Águeda é Natal” teve início em 2021 particularmente cedo — a 13 de novembro, e termina apenas a 9 de janeiro de 2022.

O conceito assenta sobretudo em torno de um “personagem” muito especial: “Desde 2015, Águeda acolhe, anualmente, aquele que é o ‘Maior Pai Natal do Mundo’ (recordista do Guiness World Records)”, explica a autarquia. A este, “juntou-se em 2018 o ‘Menor Pai Natal do Mundo’, uma obra de arte elaborada pelo escultor britânico Willard Wigan e que apenas é visível ao microscópio”, adianta a mesma responsável do município. Pela sua delicadeza, esta obra encontra-se exposta no posto de turismo da cidade.

Os detalhes destes famosos velhinhos de barbas brancas são incríveis. Sentado num presente à sua escala, no Largo 1.º de Maio, está o Pai Natal de 21,08m de altura que, em 2016, ganhou então o recorde de maior do mundo. Este sábio gigante é embaixador da quadra na cidade desde 2015 está iluminado com 250 mil luzes LED e conta com a presença do seu homólogo, o mais pequeno Pai Natal do Mundo.

A nano-escultura do artista Willard Wigan pode ser vista, com a ajuda de um microscópio, no posto de turismo de Águeda. É feita de fibra Kevlar, que o artista esculpiu com uma micro escova de aço e uma agulha de acupuntura achatada, coberta de pó de diamante. O resultado é um imaginário invisível que ganha vida ao nos aproximarmos.

Ao reunir estes dois “gigantes” nas comemorações de Natal, sob o slogan “Do Menor ao Maior, Águeda é Natal”, o município diz completar a mensagem natalícia que deseja passar aos seus visitantes nesta quadra. “A inspiração festiva e encantada do Maior Pai Natal do Mundo e o convite ao aproximar e olhar de perto as pequenas coisas da vida, que encantam com a força da delicadeza, como a micro-escultura de Wigan”, adianta.

As ruas iluminadas

Mas há muito mais para ver e visitar. Além destas atrações, Águeda veste-se de cores e motivos natalícios que aliam a beleza da época a uma das maiores atrações turísticas da cidade: os famosos guarda-chuvas.

Assim, as decorações natalícias juntam-se ao conceito “Umbrella Sky Project” e, juntas, criam verdadeiros “postais de Natal”.

Na Rua Luís de Camões, a “rua dos guarda-chuvas”, já eleita como das mais bonitas do mundo, volta a estar a magia da época no seu cunho único e um banho de luz.

Já a Rua Júlio Portela (Rua da Venda Nova) e muitas outras, estão também decoradas com guarda-chuvas, luzes e motivos natalícios. Todas estas instalações de arte urbana estão presentes no “Mapa Turístico de Natal”, um roteiro da cidade onde estão representadas todas as decorações — está disponível para consulta e download no site da autarquia.

A juntar a todo este imaginário, quem visita Águeda tem ainda um mercadinho típico junto ao “Maior Pai Natal do Mundo” e uma programação natalícia animada que também pode ser consultada online.

Finalmente, a Câmara de Águeda adianta que, devido à evolução pandémica registada nos últimos dias, o “Comboio Histórico do Vouga” que iria circular nos dias 11 e 18 de dezembro, foi cancelado.

A NiT já lhe contou tudo sobre a história da rua dos guarda-chuvas em Águeda que é das mais bonitas do mundo, que pode recordar neste artigo.

Carregue na galeria para ver como a cidade está ainda mais bonita no Natal, com Maior Pai Natal do Mundo, os incríveis guarda-chuvas iluminados e não só.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT