Na cidade

Este baloiço é único: aqui voa sobre um campo de nenúfares

Foi criado pela associação Amigos da Pateira do Carregal e fica num incrível parque em Requeixo, Aveiro.
É perfeito.

Neste lugar, no meio da natureza, pode vivê-la e aproveitá-la da forma mais perfeita possível: com campos de flores e nenúfares a perder de vista, um miradouro e um novo baloiço de madeira, inaugurado na última semana de agosto, que o faz voar sobre um campo aquático.

A nova estrutura chama-se Baloiço da Pateira do Carregal e foi idealizado e criado pela associação de amigos do parque com o mesmo nome. A área verde tem bancos de jardim, um miradouro, um edifício de apoio a festas, um bebedouro, ecopontos, campo de futebol, um parque infantil. Tem ainda uma zona de grelhados, um circuito de manutenção, mesas de piquenique, uma torre de observação de avifauna com acesso. E agora… um baloiço. 

Até é lindo de noite.

O incrível parque fica em Requeixo, Nossa Senhora de Fátima Nariz, Aveiro — pelas coordenadas é fácil lá chegar  Segundo explicou Filipe Teixeira, presidente da associação da Pateira do Carregal ao “Diário de Aveiro“,  este baloiço tem “tudo para ser a nova atracção do parque ribeirinho do Carregal”. 

O responsável explica como surgiu a ideia: “a nossa associação viu-se obrigada a parar nos últimos meses e a alterar a sua planificação e estratégia de trabalho, tendo, neste âmbito, surgido a ideia de seguir as tendências das redes sociais e criar um baloiço neste sítio, que é sem dúvida muito aprazível e pode tornar-se num novo pólo de atracção dos que gostam deste tipo de emoções”. 

O grupo de amigos que se dedica a dinamizar o parque ribeirinho do Carregal “está habituado a trabalhar a um ritmo elevado”, frisa Filipe Teixeira. Antes da pandemia chegou a organizar eventos a um ritmo de duas em duas semanas, “mas tivemos de parar para pensar como íamos continuar a trabalhar nas novas condições com vista a 2021”., surgindo então o baloiço.

Surgiu de um grupo habituado a ritmos acelerados mas pretende precisamente criar o oposto: um local de reflexão, pausa, de reencontro com a infância- “Olhe com alma, Sinta com o coração”, lê-se na placa de madeira afixada.

View this post on Instagram

O que tens a dizer desta vista fantástica? 🍀

A post shared by Pateira do Carregal (@pateira.carregal) on

Recorde-se que este ano em que a regra é viajar por Portugal, os baloiços são uma das novas grandes modas, recurso quase infalível das autarquias e juntas para dar aquele motivo extra às pessoas de conhecerem e visitarem uma região. Além de lindos e com vistas perfeitas, enchem as redes sociais de fotos que funcionam como uma espécie de bilhetes postais da região — e o turismo agradece. 

Recentemente, abriu um destes locais maravilhosos na Serra da Boneca, com vista para o Rio Douro — tal como a NiT lhe contou. Para quem não conhece, há outros dois baloiços panorâmicos com uma história semelhante e até mais antigos — e que também foram criados por jovens para valorizar as suas terras. Neste caso, são espaços irmãos entre si, ou seja filhos do mesmo projeto e próximos um do outro.

Falamos do Baloiço do Trevim e do Baloiço do Burgo. Os mesmos que inspiraram uma jovem a criar o Baloiço do Talegre, na freguesia e Serra de Alburitel, no concelho de Ourém; e em junho o de Penedros da Cabeça.

Mas continuou: em julho abriu o Baloiço do Mezio, na Serra do Soajo; no mesmo mês, nasceu o Baloiço de São Silvestre, em Mesão Frio; e ainda o Baloiço CerLove em Vila Nova de Cerveira — que até motivou filas épicas, semanas depois. E se julho foi forte, o que dizer de agosto? Neste mês, abriu o Baloiço do Sobreiro, junto ao Miradouro do Talegre, em Moncorvo; no mesmo mês foi conhecido o Baloiço d’As Antas P’ro Mondego; também o Baloiço da Carriça, em Arganil; e na passada semana, o da Ponte do Canal na freguesia de Abragão, Penafiel.

Além disso, a moda já não se fica só pela natureza. Depois de chegar a um restaurante na Ericeira, há agora até um baloiço numa clínica no Porto.

O que achas desta foto que foi tirada no nosso baloiço? 😍

Publicado por Pateira do Carregal em Quarta-feira, 2 de setembro de 2020

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT