Na cidade

A festa mais colorida (e perfumada) da Madeira regressa em maio e já há datas

Todos os anos, milhares de visitantes chegam de todo o mundo para conhecer a ilha e os seus cortejos floridos.

Muitas vezes apontada como um jardim em grande escala, a beleza natural da Madeira não deixa ninguém indiferente. Prova disso, são os eventos criados para celebrar as cores e os perfumes da região, como é o caso da Festa da Flor que, todos os anos, atrai visitantes à ilha. 

A iniciativa está presente numa lista da revista “Forbes” sobre os 10 eventos pelos quais vale a pena viajar até à Europa, em 2025. Ocupa o segundo lugar. Caso seja este o próximo destino de uma escapadinha, marque na agenda: a Festa da Flor da Madeira, um dos principais eventos do região, vai realizar-se entre os dias 1 e 25 de maio, no Funchal.

Durante este período, a ilha enche-se de música, dança e alegria, com o bónus de poder conhecer ao vivo este cenário idílico pintado com os tapetes e instalações florais um pouco por todo o lado. “Uma dança de flores, intensamente perfumada, para acolher a primavera”, assim é descrita a festa na página oficial.

O cartaz conta com várias atividades, embora ainda não tenham sido partilhados horários e mais detalhes da programação. O destaque vai para a Placa Central da Avenida Arriaga, mercado em que é possível saborear o melhor da gastronomia local, onde pode provar bolo do caco ou bananas da Madeira, e ver os produtos artesanais da região. É o local ideal para explorar o artesanato regional, as flores frescas e os sabores típicos da ilha.

Segue-se, a 3 de maio, sábado, a cerimónia simbólica do Muro da Esperança, na Praça do Município do Funchal. Os mais novos vão criar um mural feito de flores e, em seguida, largam pombos brancos para os céus do Funchal. 

Um dos momentos mais aguardados é o Grande Cortejo Alegórico, que acontecerá a 4 de maio, domingo, pela Avenida do Mar. Este desfile, que começou a ser realizado em 1979, é uma verdadeira explosão de cor e criatividade. As ruas do Funchal serão invadidas por carros alegóricos decorados com flores, acompanhados por figurantes vestidos com trajes floridos. 

Segundo a “Forbes”, esta festividade é repleta de “de cores vibrantes, flores perfumadas e exibições artísticas”, além de celebrar “a beleza natural e as tradições culturais da ilha. Os destaques incluem um Muro da Esperança onde as crianças colocam flores num muro simbólico, promovendo mensagens de paz e unidade, e um desfile de carros alegóricos do Festival de Flores com mais de mil participantes vestidos com trajes florais”. 

A Festa da Flor, cuja história remonta a 1954, acontece todos os anos depois da Páscoa e é uma homenagem à primavera, com tudo o que esta representa em termos de renascimento da natureza. Além disso, a Madeira é, e sempre foi, um importante porto de escala marítima das rotas entre a Europa e os continentes africano e americano. Quando turistas e viajantes ali chegavam, encontravam muitas vendedoras de flores, o que contribuiu para ganhar a alcunha de “ilha das flores”.

Carregue na galeria para ver como foi a Festa da Flor em edições passadas.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT