O Gerês não é, de todo, um tesouro escondido de Portugal. Toda as pessoas que por lá passaram (e foram muitas) ficaram rendidas à beleza natural da zona — beleza essa que permanece mesmo após dezenas de visitas. Uma das melhores maneiras de passear pelo Gerês é acompanhado por um grupo de amigos e um guia que lhe mostra os recantos mais bonitos que ali existem — com sorte, pode sempre descobrir algo que nunca tenha visto antes. Pois bem, no festival de caminhadas no Gerês, tal é possível.
A nona edição do evento decorrerá a 26 e 27 de março, e os participantes terão a oportunidade de caminhar pela “envolvente da aldeia de Santa Isabel do Monte, cujo património natural e paisagístico é de inegável valor”, explica a organização. Garantem que os guias que o acompanharão são “profissionais profundamente conhecedores do território.”
Cada um dos dias terá três caminhadas diferentes, com vários graus de dificuldades, tornando-se numa boa proposta de fim de semana para quem deseja ser desafiado, ou apenas para aqueles que quiserem estar num contacto próximo com a natureza.
O dia terminará de uma maneira ainda mais especial, graças ao “convívio entre todos os participantes com a oferta do típico Caldo no Pote e de malga alusiva ao evento.”
As inscrições podem ser feitas até às 12 horas de 22 de março. O custo de participação custa 10€ para um dia, ou 15€ para os dois. No entanto, quem pernoitar num dos estabelecimentos parceiros da iniciativa tem entrada gratuita. Pode encontrar todos os hotéis aderentes no site do festival.