Na cidade

Sabe tudo sobre Lisboa? Vêm aí caminhadas pela capital com quizzes à mistura

Rita e Gilberto juntaram o amor pela cidade e a paixão pelos jogos de perguntas — e lançaram a experiência Lisbon Walking Quiz.
A ideia foi de Rita e Gilberto.

A tendência das noites de quizzes já chegou a Portugal e tem sido um verdadeiro sucesso. Em bares, pubs ou até mesmo centros comerciais, grupos de amigos juntam-se para tentar responder corretamente às questões de cultura geral, ao estilo “Quem Quer Ser Milionário”, e vencer o jogo de perguntas, uma tradição que surgiu nos pubs em Dublin em meados do século passado.

A prática alastrou-se rapidamente para outros países europeus, até chegar também a Portugal — e há cada vez mais adeptos. Os amigos Rita Rogeiro e Gilberto Real, de 31 e 32 anos, respetivamente, são uns dos responsáveis pela organização de noites deste género em Lisboa.

Tudo começou em 2019, quando decidiram abrir a empresa de animação turística The Lisbon Region. “Já éramos jogadores de quizzes e decidimos trazer os nossos próprios desafios em alguns bares e festas em Lisboa, como a Cervetoria Craft Beer Pub, o Apple House, Hotel Real Palácio e Camones. Começou a ter bastante sucesso”, conta à NiT a responsável Rita Rogeiro.

Com a pandemia, a dupla foi obrigada a suspender a atividade durante uns tempos, mas os quizzes presenciais regressaram novamente em 2023. Agora, chegam com um novo conceito que criaram de raiz, onde aliam o conhecimento e o amor por Lisboa com a prática e paixão pelos jogos de perguntas. A nova experiência de entretenimento na cidade chama-se Lisbon Walking Quiz e arranca a 20 de abril.

“Trata-se de uma experiência totalmente diferente e que promete ser bastante divertida, que permite juntar famílias e amigos, com um percurso fácil e acessível a todos e várias perguntas e desafios sobre Lisboa”, diz. O desafio de perguntas e respostas que habitualmente se joga em bares agora vai passar para as ruas da capital. O objetivo continua a ser o mesmo: responder corretamente às questões que serão feitas sobre os locais por onde irá passar. 

Todo o quiz vai ser apresentado pelo quizmaster, o responsável por guiar os jogadores ao longo do percurso, colocar as questões, dar as respostas e as respetivas pontuações e contar histórias interessantes pelo meio.

“São sempre respostas de escolha múltipla e depois contamos um pouco da história associada à pergunta, como curiosidades e factos interessantes”, adianta. Os telemóveis estão proibidos, não só para evitar possíveis batoteiros, mas também para deixar as tecnologias de lado durante um momento.

No início de cada Lisbon Walking Quiz, os participantes vão receber um pequeno quadro de ardósia onde irão apontar as respostas e mostrá-las todos ao mesmo tempo. “Não queremos que estejam agarradas ao telemóvel. O objetivo é mesmo existir este convívio entre as pessoas”, admite.

Além das questões haverá alguns desafios, como enigmas, que também serão pontuados. É possível jogar sozinho, mas, segundo Rita, “é muito mais divertido se for em equipa”. A primeira Lisbon Walking Quiz acontece este sábado, 20 de abril, às 16 horas, e vai passar a estar disponível todos os sábados, domingos e feriados.

O ponto de encontro é nos Restauradores e daí seguem até ao Terreiro do Paço, com várias paragens pelo meio. É um percurso “fácil e plano” e, dependendo do ritmo do grupo, a experiência deverá demorar entre 1h30 a duas horas. Todos os participantes vão ter direito a brindes de oferta e a equipa vencedora vai receber um prémio especial relacionado com produtos de Lisboa. 

“O quiz é para todos aqueles que gostam de Lisboa, independentemente se sabem muito ou pouco sobre ela. A ideia é ter uma experiência diferente e descobrir histórias, segredos e factos curiosos sobre a cidade de uma forma leve e divertida”, sublinha.

Os bilhetes já se encontram à venda online e custam 12,5€  por pessoa. Para grupos de mais de quatro pessoas, há um desconto de 10 por cento. As crianças até aos 12 anos não pagam.

O primeiro percurso disponível é pela Baixa precisamente por ser o “palco dos maiores acontecimentos de Lisboa”, mas o objetivo é criar novos roteiros ao longo dos meses, alguns deles temáticos. Em breve, deverão abrir inscrições para uma Lisbon Walking Quiz pelos bairros típicos da cidade, como Alfama e Mouraria.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT