Na cidade

Há novos e incríveis miradouros para visitar no Douro — e mais um baloiço a descobrir

Em Torre de Moncorvo abriram dois miradouros arrebatadores este ano, um deles com um baloiço ainda desconhecido onde pode voar.
Miradouro do Talegre, no Castedo, onde está situado o Baloiço do Sobreiro.

Já é certo e sabido que, em ano de pandemia, muitos portugueses optaram por ficar pelo nosso País; e nas férias ou escapadinhas, partiram à descoberta dos seus muitos recantos e segredos. A preferência de grande parte da população em 2020 parece ter recaído sobre o norte e o centro, havendo agora novidades para revelar.

Ao visitar Torre de Moncorvo, por exemplo, não vai poder deixar de conhecer alguns locais idílicos para observação da natureza e das paisagens. Há miradouros antigos que foram renovados, outros novos para explorar e ainda um baloiço onde pode voar sobre as paisagens dos rios Sabor e Douro.

Moncorvo, distrito de Bragança, no nordeste Transmontano, fica perto da fronteira com Espanha e tem um território incrível para descobrir. Na confluência dos rios Sabor e Douro, há vales e montes, muita natureza e muitos pontos onde pode parar e, com vistas desafogadas, simplesmente apreciar.

Uma das vistas do Miradouro do Talegre.

Este ano, a autarquia local dedicou-se a renovar e criar mais pontos de observação, melhorando assim a atração da região, e o resultado já está à vista. Um dos novos pontos de passagem essenciais é o Miradouro do Talegre, no Castedo, onde está situado o também novo Baloiço do Sobreiro.

Inaugurado em julho, o espaço tem uma panorâmica incrível, sendo possível vislumbrar a maravilhosa paisagem sobre o Vale da Vilariça e a beleza dos rios Sabor e Douro. Destaca-se também a formação natural das fragas.

Umas placas complementam o enquadramento, onde é difícil sobretudo não reparara no Baloiço: cada vez mais na moda, estas estruturas permitem-nos reconectar com a infância e sentir que voamos sobre o infinito, e o do Sobreiro não é excepção. A tradicional chegadas de imagens ao Instagram, aliás, já começou, mas o baloiço é ainda um perfeito desconhecido da maioria, pelo que pode aproveitar o sossego e natureza em paz.

O Baloiço do Sobreiro.

Outro local a não perder fica na serra do Reboredo: aqui está situado miradouro da Fraga do Facho, marcado agora por uma nova e icónica estrutura em ferro, de onde é possível vislumbrar toda a vila de Torre de Moncorvo.

Deste local inesquecível avista-se ainda o vale da Vilariça, os rios Sabor e Douro, a serra de Bornes, Vila Flor e, num plano mais afastado, terras de Alfândega da Fé, Freixo de Espada à Cinta e o Mogadouro.

O Miradouro da Fraga do Facho.

Ainda na Serra do Reboredo fica o novo miradouro da Fraga do Cão, onde se destaca a beleza da incrível estrutura de pedra em forma de cão, que devido a este fenómeno natural inigualável, ganhou assim o nome curioso.

No âmbito da campanha Torre de Moncorvo, Destino Turístico Seguro, o município de Moncorvo dedicou-se assim em 2020 a criar alguns miradouros, sinalizando e embelezando também os já existentes — e dando assim a conhecer o concelho aos visitantes da região.

Segundo adiantou fonte da autarquia à NiT, o miradouro da Fraga do Facho já existia. mas foi aqui colocada a decoração, ou seja o novo e icónico hexágono e a placa de identificação. 

O Miradouro da Fraga do Cão.

Já os outros dois miradouros foram mesmo criados em julho deste ano, e o Baloiço do Sobreiro adicionado já no início deste mês de agosto. Se visitar a região, há ainda mais pontos icónicos e miradouros antigos para descobrir, que pode conhecer na página da autarquia.

Para visitar os novos espaços, pode colocar no GPS as indicações 41.16658, – 7.03577 para o da Fraga do Facho; 41.151016, -7.041530 para o da Fraga do Cão; e 41.225400, -7.156700 para o Miradouro do Talegre e Baloiço do Sobreiro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT