Na cidade

Sabia que Loures tem uma cascata assim? Que surpresa maravilhosa

Todos os bucelenses já conhecem a Cascata do Boição. Agora, chega a vez do resto do País a descobrir.
Imagem partilhada no Instagram.

Há uma cascata, com um pequeno lago no final, que fica mesmo perto de Lisboa. Em Bucelas, Loures, a Cascata do Boição é já local de passeio certo para os bucelenses há décadas, mas começou, recentemente, a ser descoberta pelo resto do País — e claro, logo de seguida divulgada pelo Instagram e restantes redes sociais.

Uma fonte da Divisão de Turismo da Câmara Municipal de Loures explica à NiT o quão simples é chegar a este recanto de natureza e água, em plena área metropolitana. Quem chega a Bucelas tem de virar para a Quinta do Boição pela Estrada Velha do Boição e seguir caminho, a dado ponto pedestre. A quinta é propriedade privada mas os caminhos e acessos à cascata são públicos e fáceis, adianta.

Pode também colocar no GPS as coordenadas N38° 54.681 W009° 07.217 mas o próprio caminho é verde, incrível e justifica o usufruto, em modo trilho ou caminhada. “O caminho é magnifico”, frisa a mesma responsável. Por causa disso, a autarquia costuma organizar percursos pedestres que passam por lá, e em Bucelas há também empresas que organizam as suas atividades. “Mas vive muito do usufruto individual: passeios de cidadãos que descobrem ou ouvem falar”, adianta.

A Cascata não é gigante, mas prima pelo verde e localização. No verão é um local muito procurado pelos bucelenses para usufruto do espaço, realização de piqueniques. Isto é aliás uma tradição antiga. “Sempre foi um local muito de usufruto dos bucelenses, onde estes se encontravam sobretudo no verão, desde os anos 50, ou até antes já se faziam reuniões, piqueniques”, explica a autarquia.

Como se tudo isto não bastasse, na quinta funciona uma unidade de Alojamento Local, a Quinta do Boição Turismo e ainda uma empresa de atividades equestres. É também aqui que estão localizadas as vinhas das Caves Velhas (Enoport United Wines).

“A Quinta do Boição está localizada em Bucelas, junto à Ribeira do Boição, e inserida na famosa Região Demarcada de Bucelas, a cerca de 25 km de Lisboa, com boas acessibilidades através da A8 e A9. Localizada entre as margens da Ribeira do Boição e do Rio Trancão, tem uma área total de 45 hectares, dos quais 32,5 de vinha. Os solos são argilo-calcários, com uma altitude entre os 87 e 180 metros e uma boa exposição solar”, explica a página desta quinta, onde se destaca a produção dos vinhos de Bucelas.

A Cascata é irrigada pela Ribeira do Boição: um afluente da margem esquerda do Rio Trancão, que antigamente alimentava diversas azenhas existentes na sua margem. Tende a ter água constantemente e pode ser, por isso, visitada em qualquer altura do ano — mesmo com pandemia, desde que não haja obviamente recolhimentos a cumprir, pode com segurança ir conhecer este ponto de interesse e natureza.

Além de tudo isto, se depois de visitar a cascata, continuar pela ribeira até Santiago dos Velhos, encontra até a mais imponente e conhecida Cascata de Santiago dos Velhos. Os operadores turísticos locais costumam na primavera e verão organizar vários percursos que passam pelas duas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT