Na cidade

Sabia que nem todo o vidro pode ir para o vidrão?

Uma simples peça de vidro "errado" pode inviabilizar um lote inteiro de reciclagem, alerta a Câmara de Lisboa.
Foto da CML.

Há coisas que tomamos como certas, e muitas vezes não o são. Por mais que a reciclagem pareça fácil e linear, e que muitas pessoas sejam já autênticos profissionais na arte de saber, ao detalhe, o que pode e não pode ir para determinado ecoponto, ainda há nuances que podem escapar a tantos outros, e prejudicar todo o bom funcionamento do, tão importante para o Planeta, sistema de reaproveitamento de materiais.

Como no caso do vidro, ou do ecoponto verde, do vidrão. Este fim de semana, a Câmara de Lisboa colocou uma mensagem nas suas redes sociais com o aviso: nem tudo o que é vidro, vai para o vidrão.

Segundo a autarquia, “reciclar vidro parece fácil” mas não é assim tanto. Há tipos de vidro, com temperaturas de fusão diferentes que, se forem incorretamente depositados no ecoponto verde, podem inviabilizar um lote inteiro de reciclagem, garante a CML, adiantando quais os resíduos que devem, ou não, ser colocados no vidrão.

No sim ficam as garrafas, frascos e boiões; e no não, para surpresa de muitos os que comentam a publicação, pratos, copos, pirex, cerâmica e espelhos. A grande dúvida é: para onde devem então ir esses resíduos? Para o lixo comum?

Também não é bem assim, pelo menos idealmente. Segundo a WasteApp, uma aplicação que a organização ambientalista Quercus criou e que enuncia ao detalhe em que ecoponto deve colocar cada lixo, bem como o que pode e não ser reciclado — e ainda lhe mostra todos qual o ponto de recolha mais próximo — existem de facto objetos de vidro que não podem ser colocados no ecoponto verde devido à percentagem de materiais diferentes usados na sua composição. Estes materiais não fundem à mesma temperatura do que as embalagens de vidro e por isso não podem, de facto, ser misturados.

A plataforma mostra-lhe depois os ecocentros mais perto de si onde pode colocar o vidro que não pode ir para o ecoponto verde, tal como os copos, as janelas ou espelhos.

Aqui pode também confirmar que algumas lâmpadas, cápsulas de café, até esponjas de banho e loiça têm idealmente destino próprio, que deve consultar na WasteApp.

Tudo o que é vidro vai para o vidrão? A resposta é não. Reciclar vidro parece fácil. No entanto, há vários tipos…

Posted by Câmara Municipal de Lisboa on Sunday, March 28, 2021

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT