Quando se pensava que o mundo automóvel estava estagnado, surgiram os híbridos e elétricos para abanar o mercado. E com eles têm surgido também novas marcas — mesmo que sejam uma novidade só para nós portugueses, até porque estas insígnias já existem há vários anos noutros continentes.
É o caso da Dongfeng, que chegou a Portugal em 2024 com o modelo BOX — a grande aposta para os condutores citadinos.
“É um citadino do segmento B, 100 por cento elétrico, com o conceito ‘Sai da caixa. Entra no BOX’. O modelo que trata por tu, divertido e colorido, é para quem é ousado, audaz e arrisca sair da caixa”, adianta a construtora chinesa fundada em 1969.
As linhas clean e modernas criam um impacto visual imediato, capaz de atrair o público para um elétrico prático para a cidade. Isto porque, pelo menos por cá, o BOX está disponível em seis combinação de cores: o clássico todo cinza, ou nas opções de dois tons, com teto branco e carroçaria azul, amarela ou roxa, ou teto preto e carroçaria branca ou cinza. Esta customização estende-se ao interior, com três opções de cores: além dos tons neutros, surge até o roxo, para os mais arrojados.
Existem outros pormenores que se destacam no design do BOX, como as portas sem moldura e jantes de liga leve de 17″, que lhe confere um aspeto elegante; a linha de faróis LED com um divertido formato; os puxadores que se “escondem”; os botões para abrir os vidros e ajustar os espelhos; ou o tecido costurado usado no tabliê e nas portas. Estes são apenas alguns detalhes que fazem a diferença num carro que oferece um conceito elevado a um preço acessível. Afinal, falamos de um elétrico que custa menos de 20 mil euros (+IVA).
Tal como outros veículos recentes, os controlos e entretenimento do BOX estão concentrados num ecrã tátil de 12.8 polegadas no painel central, entre o condutor e o passageiro da frente. A partir do assento do condutor é possível ver as informações essenciais num painel de instrumentos digital (de cinco polegadas), atrás do volante.

Apesar de todos estes extra, no final do dia, o que importa mesmo para comprarmos um carro é a experiência de condução. E, no caso de um elétrico, a autonomia. Com o BOX é possível fazer até 310 quilómetros num único carregamento. Quando parar, saiba que em apenas 30 minutos consegue ir dos 30 aos 80 por cento de bateria. A marca dá-lhe ainda uma garantia da viatura de cinco anos ou 150.000 quilómetros e garantia da bateria de oito anos ou de 200.000 quilómetros.
Na estrada pode contar com sistemas de ajudas à condução — desde travagem autónoma de emergência, monitorização de fadiga do condutor ou manutenção à faixa de rodagem —, bem como um cruise control adaptativo, para ter uma condução mais descansada. Tudo isto são elementos premium difíceis de encontrar num carro com esta relação qualidade-preço.
Se precisar de uma paragem para descansar, o BOX também se adapta ao momento. Os bancos da frente podem ser reclinados, encaixando na perfeição com os bancos de trás, o que oferece um plano completo para se esticar um pouco enquanto, por exemplo, o carro recarrega a bateria. O conforto do condutor é também assegurado pelos estofos em pele sintética e pelas funcionalidades de banco aquecido e ventilado, para se adaptar às estações do ano, assim como função de memória e ajuste elétrico
O BOX foi pensado especialmente para as cidades, mas tem uma bagageira grande o suficiente — de 326 litros — para levar tudo o que precisa numa escapadinha de fim de semana ou para as férias com os amigos. Também não terá de se preocupar com a bateria do smartphone, já que no braço do condutor existe um carregador por indução com ventilação (caso o seu telemóvel o permita). A chave inteligente é mais um extra pensado para os que apreciam a comodidade dos mais pequenos detalhes tecnológicos.
O BOX está disponível em Portugal em duas versões — PRO e Plus. No primeiro caso, os preços começam nos 19.490€ + IVA.
