Foi perante um lotado Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, que decorreu esta quarta-feira, 15 de março, a primeira edição dos Prémios NiT. Os 80 nomeados, escolhidos pela redação da NiT, estiveram a concurso e a votação do público que elegeu os negócios, as marcas e as personalidades que mais deram nas vistas no último ano.
Durante a cerimónia conduzida por Miguel Lambertini e Catarina Cardoso — e que contou com atuações de José Tornada, Jüra, Rita Dias e Noiserv —, foram anunciados os grandes vencedores de cada uma das 16 categorias. Categorias essas que se dividiram pelas diferentes áreas do lifestyle, da Cultura à Comida, passando pelas Compras, FiT e Fora de Casa.
Desde logo, a grande distinção da noite vai para o novo spot lisboeta, o hotel que conquistou o prémio de Abertura do Ano que, ao contrário dos restantes, feitos por votação do público, resultou de uma escolha da NiT: o Mama Shelter. Trata-se da primeira unidade da marca francesa na Península Ibérica e que chegou à capital no arranque de 2022.
“Foi uma abertura espetacular. Acho que viemos dinamizar o mercado de Lisboa”, disse Cristina Cavaco, diretora do Mama Shelter Lisboa. “Não estávamos à espera deste prémio. Estávamos à espera do prémio de melhor hotel. Voltamos para o ano.”
Joana Marques foi também uma das figuras da noite. A humorista que já tinha sido eleita como Personalidade do Ano para a NiT, recebeu o prémio respetivo e, numa segunda investida, a criadora do “Extremamente Desagradável” foi consagrada como Artista do Ano.
“Queria agradecer a quem me atribuiu este prémio, embora ache que há um engano, porque não me considero artista”, gracejou a humorista, que bateu a forte concorrência composta por Carloto Cotta, Ana Moura, Alba Baptista e Maro. “Perante estes artistas, parece-me de extrema incompetência darem-me a mim o prémio (…) para a próxima, deem-me um prémio que tenha mais a ver com o meu trabalho, por exemplo, e isto é só uma sugestão: figura fit do ano”.
Joana Marques não pôde estar presente, mas regressou com mais um vídeo gravado para aceitar o prémio de Personalidade do Ano. “Achava que a NiT era uma fonte credível, de confiança, de rigor. Foi lá que até hoje obtive as informações mais importantes da minha vida, como os 13 bolos mais calóricos à venda nas pastelarias portuguesas, o novo ginásio de Famalicão onde ninguém treina sozinho ou o spot mais instagramável da Costa da Caparica”, brincou.
“Agora, de repente, sei que consideram uma pessoa como eu a personalidade do ano. Vou repensar a confiança que tinha na NiT. Mas pronto, obrigada na mesma.”
No que toca às plataformas de streaming, a Netflix bateu a concorrência da HBO Max, Amazon Prime Video, Disney+ e Filmin para levar o prémio para casa. Na televisão generalista, o programa de humor da SIC, comandado por Ricardo Araújo Pereira, “Isto é Gozar Com Quem Trabalha”, foi o mais votado pelo público. A encerrar a secção de cultura, o tema que consagrou Maro como a vencedora do Festival da Canção, “Saudade, Saudade”, conquistou a categoria de Melhor Tema Original.
O chef José Avillez foi também um dos grandes vencedores da noite ao receber dois Townies. O primeiro em nome próprio, como vencedor na categoria de Melhor Chef do Ano, à frente de nomes como Marlene Vieira, Paulo Morais, Vítor Sobral e Julien Montbabut. Viria também a subir ao palco do Tivoli BBVA para levar para casa o prémio de Melhor Restaurante, em nome do seu Encanto, o seu novo restaurante vegetariano inaugurado no início de 2022.
“Quero dar os parabéns a todos os nomeados. Qualquer um de vocês podia estar aqui”, começou por dizer o chef. “É, obviamente, uma distinção para toda a minha equipa.”
Rumo a norte, o Townie para Melhor Café ou Bar ficou nas mãos de Ana Maio, a empreendedora portuense que está à frente da Miss Pavlova, um projeto que nasceu em 2013 e que no final de 2022 inaugurou o seu novo grande espaço, o Miss Pavlova Maison, na Ribeira do Porto.
Numa viagem por Portugal, foi no Algarve que ficou o prémio de Melhor Hotel, entregue ao W Algarve, a grande e luxuosa unidade hoteleira em Albufeira que foi inaugurada no verão de 2022.
“Isto é sem dúvida um prémio para a hotelaria de excelência. Parabéns aos outros candidatos. Sem dúvida que nós fazemos a diferença”, afirmou Henrique Pires, diretor de marketing do W Algarve. “Esta foi uma abertura super importante para nós e também para o Algarve. Esperamos ver-vos no próximo verão.”
Os Townies viajaram de seguida para os Açores, para premiar um projeto familiar que venceu na categoria de Melhor Turismo Rural/Alojamento Local e que se instalou, desde junho, na ilha de São Jorge. Num salto para fora de Portugal, a categoria de Melhor Agência de Viagens/Experiências foi entregue à Viagens e Baratas, o fenómeno que nasceu nas redes sociais em 2019 e que rapidamente se tornou numa referência para quem só é feliz de mochila às costas.
“Se calhar a maioria não sabe como nascemos. Somos três jovens apaixonados por viagens, criámos um grupo de Facebook de viajantes e as coisas evoluíram até este ponto. Estamos mesmo muito felizes”, afirmou Patrícia Damas, fundadora e CEO da empresa.
Quem também subiu ao palco para receber o seu Townie foi a nutricionista Ana Bravo, um fenómeno de popularidade nas redes, que foi a galardoada na categoria de Figura FiT do Ano. Ainda no mundo fit, o público elegeu a Zumub como a Melhor Marca Saudável e o MoveOn como o Melhor Ginásio.
A designer Joana Duarte foi também uma das personalidades destacadas na primeira edição dos Prémios NiT, ao ser distinguida na categoria de Designer do Ano, à frente de nomes como Vera Fernandes, Fátima Lopes, Alexandra Moura ou Constança Entrudo.
“A Béhen tem uma missão muito especifica: a de promover e proteger as artes tradicionais portuguesas através da moda. Já são três anos de projeto que passaram muito rápido e portanto este prémio é a valorização daquilo que tem sido o nosso percurso”, disse Joana Duarte.
Os azulejos surrealistas da Surrealejos, criados pelo artista italiano Luca Colapietro e exibidos na sua loja de Lisboa foram os mais votados na categoria de Melhor Loja. E foi outro projeto individual, neste caso de Ana Isabel Pereira, a Olivea Green, que foi distinguido como Melhor Marca de Moda ou Beleza.
Houve ainda espaço para a entrega do Prémio PiT, escolhido pela Pets in Town, a revista de lifestye focada nos animais de estimação. O troféu foi entregue à Coração 100 Dono, a associação algarvia, sediada em São Brás de Alportel, que tanto tem feito pelos animais em dificuldades.