Na praia da Costa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, volta-se a cumprir a tradição. A recriação do Banho de São Romão vai acontecer no primeiro fim de semana de agosto (dias 6 e 7), mas os festejos começam já nesta sexta-feira, 5 de agosto.
A iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia de Santo André, pretende recriar o único dia do ano em que as populações — geralmente das aldeias do interior — iam à praia na primeira década do século XX. Segundo a tradição, este dia tão importante para as gentes da aldeia incluía uma ida aos banhos no mar com os trajes habituais, até porque, na altura, não era permitido mostrar o corpo como hoje na praia.
Este ano, estão previstos dois cortejos etnográficos, às 11 horas, que recriam esse momento e que contam com a participação do Grupo de Dança Típica da Queimada, do Rancho Folclórico Ninho de uma Aldeia e do Grupo de Trajes e Tradições da Lagoa de Santo André.
Além dos desfiles, a praia de Santo André vai ser palco de três dias de festa com os tradicionais bailes, as danças e cantares, as músicas tradicionais e o cante alentejano. A iniciativa recebe ainda uma exposição e venda de artesanato e muita gastronomia.