Na cidade

“Santo António não é um cinzeiro”. A campanha que quer retirar as beatas do chão

A Tabaqueira e a Junta de Freguesia de Santo António andaram a distribuir cinzeiros portáteis aos visitantes do arraial na Praça da Alegria.
É a nova campanha de sensibilização.

Com as noites longas dos Santos Populares, chegam também as ruas cheias de lixo, com copos e beatas de cigarros a sujar os bairros lisboetas. Para combater a poluição das beatas e promover a sensibilização ambiental, a Junta de Freguesia de Santo António, em parceria com a Tabaqueira, lançou a iniciativa “Santo António não é um cinzeiro”.

“O lugar das beatas é no lixo! E não no chão! Não nas marchas populares, não nas festas de Santo António” é o mote da campanha que arrancou a 8 de junho, com a distribuição de cinzeiros portáteis aos visitantes do arraial da Junta de Freguesia de Santo António, na Praça da Alegria.

O ponto alto da iniciativa aconteceu na noite de 12 para 13 de junho, com as ações de sensibilização ambiental a deslocarem-se para a Avenida, onde se concentrou uma grande multidão para assistir às Marchas Populares. Na noite de Santo António, a mais festiva de Lisboa, mais de 40 voluntários distribuíram cerca sete mil cinzeiros reutilizáveis e contribuíram ativamente para a recolha destes resíduos.

No total, estima-se que mais de 20 mil visitantes foram impactados pela ação de sensibilização da Junta de Freguesia e da Tabaqueira. “Queremos que as pessoas se divirtam e que marchem por uma causa que é comum a todos: a proteção do meio ambiente. Todos temos um papel a cumprir neste desígnio”, refere Marcelo Nico, diretor-geral da Tabaqueira.

Já o presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, refere que “combater a poluição e o lixo e incutir comportamentos responsáveis” é uma prioridade. “Santo António leva muito a sério a higiene urbana e a limpeza do espaço público, e nesta que é a noite mais movimentada do ano, com mais de meio milhão de pessoas na Avenida da Liberdade, toda a ajuda é bem-vinda”. 

Promovida pela Tabaqueira, esta campanha tem procurado, ao longo dos últimos dez anos, sensibilizar a população para a necessidade da mudança de comportamentos e do correto descarte dos resíduos provenientes dos cigarros, nomeadamente beatas. Já foram distribuídos mais de 100 mil cinzeiros portáteis nas campanhas de limpeza que têm organizado em praias, florestas, bairros e eventos desportivos, de norte a sul do País, incluindo Açores e Madeira.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT