Na cidade

Se já está de férias, sorria: as temperaturas vão chegar aos 40 graus na próxima semana

Os termómetros vão marcar valores até 5 graus superiores à norma. O interior do País é onde se irá registar uma maior subida.
Boas notícias para quem está de férias.

O mês de junho foi marcado por algumas descidas de temperatura e um início de verão muito tímido. Ao que tudo indica, vai chegar em força nos próximos dias. As previsões apontam para uma vaga de calor com temperaturas superiores ao normal para a época. A partir da próxima quinta-feira, dia 7 de julho, os termómetros vão mesmo chegar aos 40 graus em várias zonas do País.

Esta oscilação térmica vai começar com uma massa de ar quente que vem de África, que se vai manifestar aos poucos. As temperaturas vão começar a subir gradualmente, já a partir deste fim-de-semana. Serão entre 3 a 5 graus superiores à norma, no norte, e entre 1 a 3 graus superiores ao esperado no sul.

No caso de Lisboa, entre os dias 7 e 10 de julho, os portugueses podem contar com temperaturas a rondar os 30 graus. Os valores atingidos serão semelhantes no Porto, mas serão ainda mais elevados no resto do País.

Enquanto as previsões para Braga e Coimbra são entre 36 e 38 graus, os valores anormais são mais notórios em Beja e Évora. As temperaturas nos dois distritos vão oscilar entre os 38 e os 41 graus.

Na semana seguinte, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o tempo fica mais fresco. No entanto, isto só acontece no litoral e no Algarve, enquanto no interior de Portugal a tendência de calor extremo irá manter-se.

Se é uma daquelas pessoas que não reage bem ao calor, leia este artigo da NiT para saber o que fazer para aguentar as altas temperaturas sem passar mal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT