Na cidade

Almada e Seixal vão ter fogo de artifício na Passagem de Ano

No concelho do Seixal, há mesmo um concerto de Carlão na frente ribeirinha, seguindo "todas as normas da DGS".
Celebrar 2022 (com cuidados).

Na cidade de Lisboa, como em muitas outras do País, este ano, não há fogo de artifício para celebrar a entrada em 2022. A evolução da pandemia em Portugal levou ao cancelamento da maioria de eventos geridos pelas autarquias — e, tal como a NiT já noticiou, mesmo a maioria das festas privadas, apesar de permitidas, estão a ser canceladas.

No entanto, isso não quer dizer que não possa fazer a festa, até mesmo a partir de sua casa. Em Almada, a Passagem de Ano será assinalada com um espetáculo de fogo de artificio que iluminará a primeira noite de 2022, confirmou a autarquia esta quinta-feira.

No dia 31 de dezembro, pela meia-noite, o Ano Novo será celebrado em Almada com um espetáculo “de cor, luz e movimento único”. Aqui, para evitar a aglomeração de pessoas, o espetáculo foi concebido para ter um grande alcance em todo o concelho, de forma a que os munícipes possam observar e desfrutar do mesmo a partir das suas casas, adianta o município.

O Seixal vai um pouco mais longe e além de fogo de artificio, tem um concerto para celebrar a entrada no novo ano. O concelho confirmou na quarta-feira que, mesmo com as novas diretrizes do governo, vai avançar com a festa prevista, porém com inúmeros cuidados extra. Recorde-se que os espetáculos não estão proibidos; podem acontecer desde que cumpridas as regras em vigor.

Segundo a autarquia, a festa de fim de ano acontece então, seguindo todas as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) no atual contexto de pandemia. Todas as freguesias do concelho vão ter fogo de artifício e haverá música ao vivo trazida por Carlão, na zona ribeirinha de Amora, a partir das 22 horas do dia 31 de dezembro. O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, explica que “cumprindo todas as diretivas da DGS, é possível a realização de espetáculos culturais e desportivos e celebrar a entrada num novo ano que signifique a superação da pandemia da Covid-19”.

As portas do local onde vão decorrer os festejos principais abrem às 21 horas. Uma hora depois, acontece a atuação de Carlão. Às zero horas do dia 1 de janeiro, haverá lançamento de fogo de artifício nas seis freguesias do concelho: Amora, Arrentela, Corroios, Fernão Ferro, Paio Pires e Seixal.

O grande protagonista da noite será Carlão, que atua na Amora. A entrada é livre até à lotação do recinto, de 1.200 lugares, cumprindo o rácio definido pela DGS. O acesso ao recinto pressupõe a obrigatoriedade de apresentação de certificado digital Covid e comprovativo de realização laboratorial de teste com resultado negativo.

É obrigatório o uso de máscara e não é permitida a entrada com bebidas alcoólicas, nem com vasilhame de vidro, adianta a autarquia.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT