Na cidade de Lisboa, como em muitas outras do País, este ano, não há fogo de artifício para celebrar a entrada em 2022. A evolução da pandemia em Portugal levou ao cancelamento da maioria de eventos geridos pelas autarquias — e, tal como a NiT já noticiou, mesmo a maioria das festas privadas, apesar de permitidas, estão a ser canceladas.
No entanto, isso não quer dizer que não possa fazer a festa, até mesmo a partir de sua casa. Em Almada, a Passagem de Ano será assinalada com um espetáculo de fogo de artificio que iluminará a primeira noite de 2022, confirmou a autarquia esta quinta-feira.
No dia 31 de dezembro, pela meia-noite, o Ano Novo será celebrado em Almada com um espetáculo “de cor, luz e movimento único”. Aqui, para evitar a aglomeração de pessoas, o espetáculo foi concebido para ter um grande alcance em todo o concelho, de forma a que os munícipes possam observar e desfrutar do mesmo a partir das suas casas, adianta o município.
O Seixal vai um pouco mais longe e além de fogo de artificio, tem um concerto para celebrar a entrada no novo ano. O concelho confirmou na quarta-feira que, mesmo com as novas diretrizes do governo, vai avançar com a festa prevista, porém com inúmeros cuidados extra. Recorde-se que os espetáculos não estão proibidos; podem acontecer desde que cumpridas as regras em vigor.
Segundo a autarquia, a festa de fim de ano acontece então, seguindo todas as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) no atual contexto de pandemia. Todas as freguesias do concelho vão ter fogo de artifício e haverá música ao vivo trazida por Carlão, na zona ribeirinha de Amora, a partir das 22 horas do dia 31 de dezembro. O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, explica que “cumprindo todas as diretivas da DGS, é possível a realização de espetáculos culturais e desportivos e celebrar a entrada num novo ano que signifique a superação da pandemia da Covid-19”.
As portas do local onde vão decorrer os festejos principais abrem às 21 horas. Uma hora depois, acontece a atuação de Carlão. Às zero horas do dia 1 de janeiro, haverá lançamento de fogo de artifício nas seis freguesias do concelho: Amora, Arrentela, Corroios, Fernão Ferro, Paio Pires e Seixal.
O grande protagonista da noite será Carlão, que atua na Amora. A entrada é livre até à lotação do recinto, de 1.200 lugares, cumprindo o rácio definido pela DGS. O acesso ao recinto pressupõe a obrigatoriedade de apresentação de certificado digital Covid e comprovativo de realização laboratorial de teste com resultado negativo.
É obrigatório o uso de máscara e não é permitida a entrada com bebidas alcoólicas, nem com vasilhame de vidro, adianta a autarquia.