Na cidade

Semana arranca com neve. Primavera chega no fim de semana com sol e temperaturas altas

Apesar da semana arrancar com chuva, as temperaturas vão começar a subir gradualmente.
Gradualmente, a chuva vai diminuir e o calor aumentar.

A Páscoa foi marcada por dias dignos de inverno, devido à depressão Nélson que trouxe muita chuva, frio, vento, trovoada e neve — o que provocou centenas de ocorrências registadas pela Proteção Civil. Embora as condições adversas pareçam estar a acalmar, o início do mês de abril vai dar tréguas a apenas algumas localidades do País. 

Esta primeira semana vai arrancar com chuva, em grande parte do território, principalmente na faixa litoral, a norte do Cabo Carvoeiro, com alguma incidência também no interior Norte e Centro, podendo haver queda de neve nos locais de maior altitude, de acordo com a Meteored

A precipitação irá manter-se durante várias horas, desde a madrugada, podendo abrandar ligeiramente ao longo do dia. Espera-se que ao final dia esta já se tenha dissipado em praticamente todo o território. Relativamente às temperaturas, poderá sentir-se um aumento das mínimas e máximas, ainda que pouco significativo, especialmente nos distritos do Litoral Norte e Centro. 

As localidades mais quentes serão Faro e Beja, onde os termómetros podem atingir os 17ºC. Lisboa, Santarém, Évora e Coimbra podem alcançar os 16ºC. Por sua vez, os distritos mais frios serão Bragança e Guarda, com temperaturas máximas a atingir apenas os 10ºC e 8ºC, respetivamente. 

No entanto, a partir de terça-feira, espera-se um aumento gradual das mínimas e máximas até sexta-feira, especialmente na região litoral e sul, apesar de serem esperados aguaceiros para a região Norte nas primeiras horas da manhã. A chuva poderá alastrar-se para a zona Centro, podendo atingir regiões do Sul, mas com pouca intensidade. 

Só na quarta-feira se podem esperar valores primaveris, com os termómetros a ultrapassar os 20ºC em Beja, Évora, Santarém e Coimbra. A temperatura mais baixa espera-se na Guarda, com cerca de 14ºC. Quinta-feira, a precipitação poderá regressar, nas últimas horas do dia, sobretudo na região minhota, podendo permanecer até às primeiras horas de sexta.

Finalmente, sexta-feira prevê-se um dia mais típico de Primavera, com temperaturas acima dos 20ºC em vários distritos do País.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT