Na cidade

Semana começa com chuva e trovoada, mas o Santo António está a salvo

Vai ser um feriado abençoado. Não há previsão de chuva para a noite de 12 de junho em Lisboa.
Feriado abençoado.

A primeira semana de junho foi marcada por trovoadas fortes, aguaceiros e poeiras do norte de África, mas ainda não é desta que vamos ter tempo de verão quente e seco. A instabilidade atmosférica vai manter-se no início desta semana, com chuva e trovoada em algumas regiões, e com temperaturas amenas, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No feriado de segunda-feira, 10 de junho, esperam-se períodos de céu nublado e aguaceiros, especialmente no interior centro, onde poderão por vezes ser fortes e acompanhados de trovoada. Há ainda a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em algumas zonas do País. 

Guarda, Castelo Branco e Portalegre, por exemplo, vão estar sob aviso amarelo entre as 12 e as 18 horas devido à precipitação e trovoada. Quanto às temperaturas, serão amenas para a época do ano, com os termómetros a oscilar entre os 12 graus, em Bragança, e os 28 graus, em Évora.

As boas notícias chegam na terça-feira, altura que haverá uma melhoria no tempo um pouco por todo o País. Espera-se assim tempo mais seco e uma subida ligeira da temperatura, embora com alguma neblina matinal. Em Lisboa, as temperaturas podem atingir os 25 graus, mas é no Alentejo que se esperam as temperaturas mais elevadas, como os 29 graus em Évora.

Nos dois dias seguintes o tempo vai manter-se semelhante, o que significa que na noite de Santo António, a 12 de junho, não há previsão de chuva para Lisboa. A única diferença é que a temperatura deverá baixar ligeiramente, com mínimas de 14 graus e máximas de 24 na capital.

As mudanças no estado de tempo devem ocorrer a partir de sexta-feira, esperando-se a ocorrência de aguaceiros, com exceção do Alentejo e Algarve. O fim de semana deverá manter esta tendência.

Carregue na galeria para conhecer os melhores arraiais para celebrar os Santos Populares em Lisboa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT