Na cidade

Calor fora de época: semana começa com vários distritos acima dos 30 graus

Segundo o IPMA, esta segunda-feira Setúbal atinge os 32 graus de máxima e a situação deverá continuar.
Uma mudança de ano amena.

Depois de um verão que pareceu particularmente ameno, outubro chega com calor fora de época. As temperaturas começaram a subir no final da passada semana e a situação deverá continuar. 

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta semana começa com céu limpo ou pouco nublado em todo o País e temperaturas acima da média para esta altura do ano.

Lisboa deverá chegar esta segunda-feira, dia 11, aos 30 graus de máxima e Setúbal pode atingir os 32º. De norte a sul, os termómetros deverão andar sempre acima dos 25 graus no que se refere às máximas.

A situação parece prolongar-se pelo menos até quarta-feira, dia em que vários distritos voltam a ultrapassar os 30 graus. Segundo as atuais previsões, mesmo a chegar ao fim de semana continuam a ser esperados valores de máximas acima da média, ainda que abaixo destes e já com algumas nuvens.

Tal como a NiT já noticiou, o IPMA já admitiu que as temperaturas durante o resto do mês de outubro deverão andar mais altas do que seria habitual. O documento do IPMA com a previsão mensal prevê que, na semana de 11 a 17 de outubro, as temperaturas médias poderão estar acima do normal (até três graus) em quase todo o território. Nas duas últimas semanas do mês, entre 18 e 31 de outubro, também se admite que as temperaturas médias semanais também deverão continuar acima do habitual para a época.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT