Subscreva a nossa newsletter para receber as melhores sugestões de lifestyle todos os dias.

Na cidade

Porto de Lisboa celebra aniversário com passeios grátis de caravela no Tejo

Os 132 anos vão ser marcados por uma semana de iniciativas abertas à população, entre 26 de outubro e 1 de novembro.
Pode passear na Caravela Vera Cruz.

São já 132 anos em funcionamento: o Porto de Lisboa, um porto europeu com uma importância enorme e uma localização estratégica, assinala o seu aniversário no próximo dia 31 de outubro e quer celebrar com toda a população. Por isso, organizou uma semana com uma programação variada e iniciativas abertas, que incluem visitas às gares, exposições de fotografia e arquivos, passeios no barco Évora e outros na histórica Caravela Vera Cruz. As comemorações culminam com a Regata “Troféu Porto de Lisboa”, marcada para o dia 1 de novembro.

A programação que assinala o aniversário do Porto da capital começa bem: entre 26 e 27 de outubro, pode conhecer as estações. As gares Marítimas de Alcântara e Rocha Conde d’Óbidos vão estar abertas ao público para visitas gratuitas.

No sábado dia 26, das 10 às 13 horas, realiza-se uma visita a estes espaços, guiada pela historiadora de arte e curadora Mariana Pinto dos Santos, que também é investigadora do Instituto de História de Arte. A proposta é saber mais sobre as famosas pinturas de Almada Negreiros, fantásticos exemplares da arte portuguesa contemporânea. No domingo, dia 27 de outubro, as visitas repetem à mesma hora.

Depois, entre os dias 28 e 31 de outubro, o Arquivo do Porto de Lisboa e de Setúbal e Sesimbra estará aberto ao público com a exposição de fotografias “Do Vasto e Belo Porto de Lisboa”. Aqui pode ver algumas imagens que contam a história e a importância do porto e da sua atividade. Pode visitar a mostra no Barreiro, na Baía Tejo, nos dias 28, 29, 30 e 31 de outubro, entre as 9 horas e as 17 horas.

Já no dia do aniversário do Porto de Lisboa, 31 de outubro, há passeios no Rio Tejo. O barco Évora irá sair num passeio pelo rio, da frente ribeirinha de Alcântara ao Beato a bordo da histórica embarcação. O passeio parte da Doca de Alcântara às 14 horas e chega às 16 horas ao mesmo local.

Para participar basta inscrever-se através do email rp@nullportodelisboa.pt mas atenção: as inscrições serão limitadas, por ordem de entrada no email até dia 29 de outubro.

No dia 1 de novembro, há mais passeios, desta vez na histórica Caravela Vera Cruz, a zarpar da Doca de Alcântara às 10 e às 14 horas. As inscrições podem ser feitas até dia 30 de outubro para o mesmo email rp@nullportodelisboa.pt, e serão limitadas à capacidade da caravela.

Finalmente, e a encerrar as comemorações dos 132 anos do Porto de Lisboa, o feriado 1 de novembro é dia para a regata “Troféu do Porto de Lisboa”. Esta, que é a maior regata que se realiza no Tejo anualmente, tem largada da Doca de Belém marcada para as 11 horas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT