Na cidade

Sentiu? Sismo registado esta madrugada afetou vários concelhos de Lisboa (e não só)

O abalo teve epicentro na região Oeste e foi sentido com maior intensidade nas Caldas da Rainha, Lourinhã e Torres Vedras.
Também foi sentido em Óbidos.

Um sismo de magnitude 3,4 na escala de Richter foi registado pelas 1h16 desta terça-feira, 3 de janeiro, com epicentro situado a cerca de oito quilómetros a sudoeste do Bombarral. A informação foi adiantada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O abalo foi sentido com intensidade máxima IV na escala de Mercalli modificada nos concelhos de Caldas da Rainha, Lourinhã e Torres Vedras. Teve uma “menor intensidade” nos concelhos de Óbidos, Peniche, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Cascais, Lisboa, Mafra, Sintra e Vila Franca de Xira.

Na escala de Richter, os sismos são classificados de acordo com a sua magnitude, dividindo-se em micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0 a 2,9), pequeno (3,0 a 3,9), ligeiro (4,0 a 4,9), moderado (5,0 a 5,9), forte (6,0 a 6,9), grande (7,0 a 7,9), importante (8,0 a 8,9), excecional (9,0 a 9,9) e extremo (superior a 10). Devido à sua magnitude, o sismo desta terça-feira pode ser considerado “pequeno”.

Já a escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição.” Quando há um tremor de intensidade IV, o abalo é “sentido dentro de casa e os objetos pendentes baloiçam”. Sentimos também uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, explica o IPMA. A escala prolonga-se até a uma intensidade XII, onde se verificam “grandes massas rochosas deslocadas, conformação topográfica distorcida e objetos atirados ao ar”, descreve o instituto.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT