Um sismo de magnitude 3,7 na escala de Richter foi registado pelas 00h49 deste sábado, 16 de setembro, com epicentro situado a cerca de seis quilómetros a noroeste de Santiago do Cacém. A informação foi adiantada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O abalo foi sentido com intensidade máxima IV na escala de Mercalli modificada no ponto central. Teve uma “menor intensidade” nos concelhos de Évora, Alcácer do Sal, Grândola e Sines, segundo as estações da Rede Sísmica do Continente. Contudo, o tremor de terra “não causou danos pessoais ou materiais”, avança a mesma entidade.
Na escala de Richter, os sismos são classificados consoante a sua magnitude, dividindo-se em micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0 a 2,9), pequeno (3,0 a 3,9), ligeiro (4,0 a 4,9), moderado (5,0 a 5,9), forte (6,0 a 6,9), grande (7,0 a 7,9), importante (8,0 a 8,9), excecional (9,0 a 9,9) e extremo (superior a 10).
Já a escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição.” Quando há um tremor de intensidade IV, o abalo é “sentido dentro de casa e os objetos pendentes baloiçam”. Sentimos também uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, explica o IPMA.