Na cidade

Será que o seu gato tem um sósia algures no museu do Louvre? A Google responde

A nova aplicação da empresa chama-se Pet Portraits e é o sonho de qualquer dono de cães, gatos, periquitos ou répteis.
Qual deles é o seu?

Enquanto meio mundo se preocupa com os potenciais efeitos nefastos de máquinas equipadas com inteligência artificial autónoma, outro meio mundo faz o que seria expectável: diverte-se com ela e com os seus gatos. A Google tomou nota e lançou a Pet Portraits, a aplicação que o ajuda a encontrar um sósia do seu animal pelos corredores dos museus de todo o mundo.

Essa tarefa só poderia ser concretizada com a ajuda de um algoritmo avançado, que ajuda o sistema a ler as feições do seu animal de estimação, para depois as cruzar com milhares e milhares de obras-primas da arte. Em segundos, vai encontrar o doppelgänger do seu Farrusco.

A partir daí, pode conhecer mais detalhes sobre as obras e os seus artistas. E, quem sabe, comprar uma cópia para afixar na parede lá de casa e dar um ar de realeza ao animal que manda lá em casa.

Por falar em animal, não funciona apenas para cães ou gatos. Segundo a Google, a Pet Portraits é capaz de reconhecer peixes, aves, répteis, cavalos ou coelhos — sem qualquer tipo de discriminação.

Caso não ache grande piada a sósias de outras eras, pode simplesmente usar a aplicação para aplicar filtros inspirados em obras famosas diretamente nas fotos do seu animal de estimação. E pelo caminho ganhar-lhe mais uns quantos seguidores no Instagram.

A aplicação Pet Portraits é gratuita e está disponível para iOS e Android.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT