Independentemente da estação do ano, a Serra da Estrela, atrai inúmeros turistas que desejam aproveitar a neve no inverno ou as praias fluviais no verão. Tornou-se um destino emblemático para muitos portugueses que pretendem explorar os encantos da montanha mais alta de Portugal continental.
Com tantos visitantes, só faltava o reconhecimento internacional. A distinção como destino turístico mundial de montanha, atribuído pela Aliança Internacional de Turismo de Montanha durante uma conferência em Guizhou, na China, chegou esta sexta-feira, 27 de setembro.
Esta certificação “sublinha a beleza natural excecional da Serra da Estrela, a sua rica biodiversidade e geodiversidade, e o compromisso com práticas de turismo sustentável, colocando-a entre os principais destinos de montanha do mundo”, salienta a Associação de Desenvolvimento Rural (RUDE), citada pela SIC.
A candidatura partiu da RUDE, que contou com o apoio dos municípios da Serra da Estrela, a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, o Estrela UNESCO Global Geopark e o Turismo do Centro.
“Espera-se que a certificação aumente o interesse internacional pela Serra da Estrela, atraindo mais visitantes, especialmente aqueles interessados em turismo de natureza, mas também na história e cultura deste território”, acrescenta o presidente da associação RUDE, Carlos Pinto.
Carregue na galeria para conhecer alguns dos restaurantes que pode visitar na próxima visita à região.