Na cidade

A neve regressou à Serra da Estrela e já temos imagens (magníficas) da paisagem

O manto branco deverá cobrir a região nos próximos dias, graças às temperaturas negativas que podem registar-se até domingo.
Merece mesmo uma visita.

Após algum tempo sem qualquer indício de neve, a Serra da Estrela está novamente pintada de branco. Durante a madrugada desta quinta-feira, 3 de março, começaram a cair os primeiros flocos na região.

A notícia tinha sido adiantada na quarta-feira, 2, pelo grupo MeteoEstrela, que acrescentou que a neve cairia acima dos 1.800 metros de altitude. Atualmente, estima-se que o fenómeno esteja a ocorrer a partir dos 1.200 metros. “Durante a tarde pode nevar a cotas inferiores, mas em regimes de aguaceiros fracos”, explicam.

O mesmo grupo está a partilhar imagens em direto de vários pontos da Serra da Estrela, como a estância de ski, onde é possível admirar uma paisagem totalmente coberta por um magnífico manto branco, embora pareça que a precipitação tenha parado.

Já tinha nevado na Serra da Estrela logo no início do ano, mas desde então, a região manteve-se relativamente seca, algo que já estava a preocupar os locais. O MeteoEstrela adiante que “na generalidade, não será um grande nevão, mas atendendo à falta de precipitação que temos tido já é bom.” No Facebook, uma utilizadora afirmava que era “desolador ver a Serra no estado em que está” — isto antes da neve ter começado a cair.

A neve deverá permanecer mais uns dias, visto que as temperaturas, embora estejam a subir ligeiramente, vão permanecer negativas. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os termómetros na Serra da Estrela vão chegar aos nove graus negativos na sexta-feira, domingo e segunda-feira, e mais quatro no sábado.

As subidas ao topo da Serra, porém, são desaconselhadas, devido às temperaturas negativas e aos ventos fortes que podem atingir os 80 quilómetros por hora. Devido a estas condições meteorológicas adversas, a circulação rodoviária está cortada em algumas estradas, como as que ligam Piornos/Cruzamento da Torre, Cruzamento da Torre/Torre e Cruzamento da Torre/Lagoa Comprida, explica a agência “Lusa”, citada pelo “Observador”.

A mudança no clima, que se sentirá em todo o País nos próximos dias, deve-se a uma tempestade súbita (e breve) provocada por uma superfície frontal com origem no Atlântico Norte, que passará pelo território nacional trazendo ar polar marítimo que se prevê que provoque agitação marítima, descida das temperaturas e aguaceiros. Porém, a quantidade de chuva não será suficiente para reverter a situação de seca que o País atravessa.

Para os portugueses que não passam sem uma escapadinha à neve em família, — apesar das limitações à circulação no topo da Serra que já referimos —, os próximos dias podem ser a altura ideal para desfrutar da paisagens alvas e até o ajudamos com sugestões onde ficar. Como já lhe contámos, a Pousada da Serra da Estrela, localizada no Parque Natural da Serra da Estrela na Covilhã é sempre uma boa opção.

Nesta unidade hoteleira encontra, além dos quartos super confortáveis, alguns dos quais comunicantes para poder acolher todos os membros da família (incluindo animais de estimação), um restaurante para provar os sabores da região e um bar para desfrutar do serviço a qualquer hora do dia. As reservas podem ser online.

Se preferir, pode também experimentar o H2otel Congress & SPA, um resort incrível na Serra que a NiT visitou o ano passado — pode, por isso, descobrir tudo na nossa reportagem. Neste hotel com piscinas com água quente ao ar livre, um sonho absoluto de inverno, há noites nesta altura do ano a partir de 310€, o quarto duplo.

Finalmente, para quem prefere um alojamento mais familiar porém igualmente incrível, existe uma cabana perfeita que pode alugar através do Airbnb. O Chalet da Ovelhita é uma verdadeira escapadinha de sonho, romântica e acolhedora, e a NiT já lhe revelou tudo sobre este alojamento que fica mesmo nas Penhas de Saúde e que começa nos 150€ por noite.

Caso prefira ficar em casa, pode carregar na galeria para ver algumas das primeiras imagens da mais recente queda neve na Serra da Estrela.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT