Na cidade

Serra do Caramulo recebe mais de mil automóveis, motos e aviões este fim de semana

O maior festival motorizado em Portugal arranca já esta sexta-feira, dia 2 de setembro, e prolonga-se até domingo.
É o paraíso para os fãs de clássicos.

Aí está ela: a 17.ª edição do Caramulo Motorfestival, o maior desfile de veículos motorizado em Portugal, organizado pelo Museu do Caramulo. Entre os dias 2, 3 e 4 de setembro, a Serra do Caramulo vai voltar a receber mais de 1000 automóveis, motos e aviões, naquela que será a maior edição de sempre.

O grande destaque do evento continua a ser a prova direcionada aos automóveis clássicos, históricos e de competição, nas categorias de velocidade e regularidade. Este ano serão mais de 160 automóveis a participar na Concentração Turística — um número recorde. 

“A Rampa Histórica Michelin volta a contar com a categoria pré-guerra, destinada a automóveis produzidos até 1939 e que celebra a era dourada do automobilismo, e a categoria dedicada aos Formula Vee, monolugares com base no chassis do popular Volkswagen Carocha”, lê-se na nota divulgada pela organização-

Como tem sido habitual, o evento recebe uma série de pilotos (e amadores) bem conhecidos que vão participar na prova e conviverem com o público. Emerson Fittipaldi, bicampeão do mundo de Fórmula 1; Carlos Tavares, piloto da Stellanis; e André Villas-Boas, o treinador de futebol que é também apaixonado assumido por automóveis clássicos e desportivos, são alguns dos convidados. Juntam-se ainda Manuel Gião, um dos pilotos portugueses de velocidade mais bem-sucedidos internacionalmente e Pedro Villas-Boas, um dos primeiros portugueses a aventurar-se no Paris Dakar, e Ricardo Teodósio, atual campeão nacional de Ralis.

O Caramulo Motorfestival é um evento que apoia causas sociais e ambientais, lutando para deixar o maior impacto possível nos participantes com o menor impacto possível no planeta. Para tal, a organização vai ter diversos programas, tanto de sensibilização, como de redução do impacto ambiental.

Em parceria com a Tabaqueira, a campanha “O Caramulo não é um cinzeiro” irá alertar e encorajar os fumadores a não deixarem beatas no chão. Nesta edição, os copos fornecidos em todos os bares também serão reutilizáveis e, como serão personalizados, até pode levar para casa e guardar como recordação.

Uma das grandes novidades deste ano é o Caramulo Experience Center, um espaço dedicado a todos os que restauram, conduzem e respiram automóveis e motos antigas. Situado na Vila do Caramulo, num antigo edifício industrial construído no início dos anos 70, esta experiência alberga uma oficina de restauração e manutenção de automóveis clássicos, as reservas da coleção do Museu do Caramulo, uma área de exposições, um centro de documentação e uma loja de produtos para clássicos.

O “Regresso dos Supercarros” também vai marcar esta edição de 2022, com uma exposição temporária sobre a evolução deste segmento. Nesta mostra, poderá encontrar modelos icónicos como o Lamborghini Diablo VT, o Jaguar XJ220, o Porsche Carrera GT, o Porsche 918 Spyder, o Mercedes-AMG GT Black Series, o Aston Martin V12 Speedster, o Ferrari Roma, o McLaren 675 LT ou o Ford GT40 MkII “Continuation”.

O festival conta ainda com um espaço dedicado exclusivamente ao universo de duas rodas — o Bikersville by Cartrack — situado numa área exterior do evento. Marcas e clubes, concentrações de motos de competição e veículos de duas rodas elétricos são alguns dos exemplos do que poderá encontrar por lá.

Para quem prefere os aviões, não pode perder o Prio Air Show, com as acrobacias no céu do clássico Pitts SB2, um avião que desafia a física e a gravidade. Já na Feira de Automobilia by Standvirtual, os visitantes podem adquirir todo o tipo de peças de automóveis, miniaturas, livros, cartazes antigos ou até objetos de moda e decoração. 

Outro destaque que vai atrair público de todas as idades é a Motorlândia, um autêntico parque de diversões dentro do pavilhão desportivo. Conta com uma pista de karts elétricos, uma pista de slots, insufláveis gigantes e muitas outras atrações.

O evento é gratuito e o programa inclui ainda atividades lúdicas, parques infantis insufláveis, gastronomia, bares e zonas chill out com música durante todo o evento. Toda a programação pode ser consultada online.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT