Na cidade

Serras de Valongo vão ter um circuito com baloiços e tronos romanos

Percurso pelas serras permite ver a zona da costa até Vila Nova de Gaia e no interior até à Serra do Marão.
Fotografia da Câmara Municipal de Valongo

A zona das serras de Valongo tem sido cada vez mais apreciada pelos amantes das caminhadas e dos trails. Além de ser conhecida entre os fãs da modalidade pelas várias provas que promove durante o ano, agora há mais um motivo para visitar o concelho. Ou seis.

A Câmara Municipal de Valongo anunciou este sábado, 6 de março, que em breve será inaugurado o Circuito da Contemplação. De momento, estarão a terminar a instalação dos equipamentos naquele local e há muita coisa interessante para descobrir.

Ao longo dos 30 quilómetros deste percurso pelas serras de Valongo vai ser possível encontrar três baloiços e três tronos romanos. Os visitantes poderão assim apreciar e fotografar — sim, estes pontos vão fazer sucesso no seu perfil nas redes sociais, sem dúvida — o Baloiço do Monte Alto, no Sanatório, o Baloiço de Santa Justa, junto ao Campo de Tiro, e o Baloiço de Quintarei, no marco geodésico.

A Câmara Municipal de Valongo está a concluir a instalação dos equipamentos do Circuito de Contemplação, que em breve…

Posted by Município de Valongo on Saturday, March 6, 2021

Por outro lado, quem gostar mais de história e dos romanos em particular vai adorar conhecer o Trono do Miradouro, no Miradouro de Santa Justa, o Trono do Vale da Tranquilidade, precisamente nessa zona, e o Trono de Pias, que fica no Alto de Pias.

O Circuito da Contemplação terá pontos com uma elevação de 350 a 400 metros em relação ao nível do mar, o que o transforma num ótimo sítio para desfrutar da paisagem. De acordo com a autarquia, do lado do mar é possível ver até Vila Nova de Gaia, Porto, Matosinhos e Maia. Do lado aposto, a paisagem inclui os vales e serras onde conseguirá ver, num dia bom, a Serra do Marão.

Além das caminhadas e trails, Valongo tem atraído nos últimos anos praticantes de modalidades de aventura como BTT, espeleologia, orientação ou parapente.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT