Depois do calor tórrido que se fez sentir no mês de agosto, com temperaturas a rondarem os 40 graus, setembro vem lembrar-nos que o verão está a chegar ao fim. Os primeiros dias do mês serão geralmente frescos, com uma descida de temperatura em praticamente todo o País, e possibilidade de precipitação e vento. A instabilidade do tempo deve-se a uma “depressão com expressão em altitude que se localiza entre a Península Ibérica e as Ilhas Britânicas”, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Para os próximos dias prevê-se a passagem de uma frente fria que vai afetar sobretudo o norte e centro de Portugal na segunda e terça-feira, trazendo chuva fraca e aguaceiros, tanto em zonas do litoral como do interior. O céu estará nublado durante a manhã de segunda-feira, 2 de setembro, devido à aproximação de uma frente fria em fase de dissipação e, durante a tarde, espera-se um aumento temporário da nebulosidade no interior das regiões norte e centro, assim como uma ligeira descida das temperaturas.
O cenário altera-se ligeiramente na terça-feira, prevendo-se céu pouco nublado ou limpo. No interior das regiões norte e centro, contudo, haverá períodos de maior nebulosidade e possibilidade de ocorrência de aguaceiros até meio da tarde. Nos distritos do Porto, Aveiro, Leiria, Lisboa e Faro, os ventos soprarão com intensidade moderada a forte, com rajadas entre os 50 e 70 quilómetros por hora.
“A temperatura do ar irá apresentar valores inferiores aos registados na semana passada, em especial a temperatura mínima, que registará valores entre os oito e os 17 graus, deixando de haver noites tropicais no sotavento algarvio. A temperatura máxima irá apresentar valores entre 28 e 32 graus no sul e vale do Tejo e entre 21 e 28 graus no restante território”, adianta o IPMA.
O tempo volta a mudar a partir de quarta-feira, 4 de setembro, altura em que se espera uma subida das temperaturas, sobretudo das máximas. Estão previstos, por exemplo, 26 graus no Porto e em Bragança, 27 graus em Lisboa e em Faro, e 31 graus em Évora. A subida das temperaturas, contudo, não deverá manter-se muito tempo, já que os termómetros voltam a descer ligeiramente na quinta-feira, 5 de setembro, juntando-se aos períodos de nebulosidade no interior das regiões norte e cento.