Na cidade

Setúbal recebe a primeira estação de carregamento elétrico de trotinetes da Bolt

Está instalada junto ao novo Interface de Transportes. Quem estacionar corretamente, terá um desconto de 1€ na viagem.
A estação de carregamento fica na Praça do Brasil.

As trotinetes elétricas têm feito grande sucesso em vários pontos do País, incluindo Setúbal. É rara a vez em que vamos na rua e não vemos uma trotinete verde a passar ou à espera para ser utilizada. Muitos viram neste meio de transporte uma oportunidade de deslocação mais barata e ecológica, claro.

Entre as marcas mais conhecidas deste veículo está a Bolt que escolheu Setúbal para acolher a primeira estação de carregamento para trotinetes. O equipamento fica no novo Interface de Transportes de Setúbal (ITS), na Praça do Brasil. O objetivo passa por reduzir a utilização de automóveis e “promover a micromobilidade responsável, segura e sustentável nos centros urbanos”, pode ler-se em comunicado.

Para carregar a trotinete após o seu passeio ou deslocação basta estacioná-la na estação e começará automaticamente o carregamento. Segundo a Bolt, além da estação ser feita com materiais recicláveis, permitirá reduzir deslocações operacionais para recolha, transporte e manutenção das trotinetes.

Por ser muito comum a utilização das trotinetes, muitas delas são deixadas ao abandono em qualquer parte e, muitas vezes, em mau estado. Esta estação surge também como um local seguro e adequado para os veículos, promovendo melhores hábitos de estacionamento.

Se utiliza frequentemente este meio de transporte, há uma novidade que vai gostar de saber. A Bolt está a oferecer desconto de 1€ em viagens se os utilizadores deixarem as trotinetes corretamente na estação. 

Santiago Páramo, responsável de micromobilidade da Bolt em Portugal, afirma que esta “é a primeira estação de carregamento de trotinetes implementada no sul da Europa, acreditando que fará diferença junto dos utilizadores, sobretudo pela sua facilidade de uso”.

Quanto à escolha da cidade, indica que “faz sentido implementá-la aqui, em parceria com a Câmara de Setúbal, integrada no novo Interface de Transportes de Setúbal, para reforçar a importância da disponibilidade da multimodalidade de transportes nos centros urbanos”.

A Bolt irá também disponibilizar em Setúbal o novo modelo de bicicletas elétricas que, até ao momento, só estava a operacionalizar em Lisboa e Coimbra. As bicicletas elétricas e as trotinetes da empresa estão equipadas com algumas funcionalidades, como um teste de reação cognitiva para avaliar se o utilizador consumiu bebidas alcoólicas e ainda um sistema inteligente de verificação de estacionamento apropriado.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT