Na cidade

Sintra proíbe acesso de autocarros turísticos ao centro histórico a partir desta quarta-feira

O plano inclui novas zonas para tomada e largada de passageiros de TVDE. Entra em vigor às oito da manhã.

A vila de Sintra voltou a aprovar um conjunto de medidas que vão condicionar ainda mais o acesso ao centro histórico da região. Para salvaguardar a zona histórica, foi aprovado um novo plano que proíbe o acesso de autocarros turísticos na Volta do Duche, além da criação de novas zonas para a tomada e largada de passageiros de TVDE.

O Plano Viver e Visitar a Vila de Sintra foi aprovado esta terça-feira, 7 de julho, com a abstenção do Partido Socialista (PS), segundo avançou a agência Lusa, aqui citada pelo jornal “Público”. Vai entrar em vigor já a partir das oito horas desta quarta-feira, dia 8.

O novo documento pretende arrancar com “uma estratégia faseada para ordenar a mobilidade turística, proteger a serra” e “reduzir a pressão automóvel no centro histórico”, segundo a autarquia.

Os autocarros turísticos, por sua vez, serão redirecionados para o parque periférico de Lourel ou para o Ramalhão.

“O parque de Lourel assume, neste contexto, uma função central na redução da pressão automóvel sobre a vila, o centro histórico e os acessos à serra, devendo funcionar como ponto periférico de recepção, encaminhamento e apoio aos visitantes, articulado com os transportes públicos”, lê-se na proposta de Francisco Duarte, vice-presidente da autarquia.

Quanto aos veículos TVDE, terão de respeitar as zonas de tomada e largada de passageiros. O objetivo passa por “reduzir paragens indevidas, melhorar a fluidez rodoviária, proteger os peões” e “facilitar a fiscalização”.

“A tomada e largada de passageiros não pode ocorrer de forma desordenada, em locais sensíveis, junto a curvas, cruzamentos, rotundas, paragens de transportes públicos, zonas pedonais, acessos estreitos ou zonas de forte concentração de visitantes”, acrescenta o documento.

O plano inclui ainda a criação de “um sistema de monitorização ambiental, com recurso a sensores e equipamentos de leitura instalados em pontos estratégicos da vila, da serra e das zonas de circulação condicionada”, que irá avaliar o impacto das novas medidas.

Por outro lado ,o acesso de veículos turísticos, TVDE, táxis e veículos de animação turística continuará livre para o Palácio da Pena. Para a Quinta da Regaleira continuam a ser permitidos transportes públicos, de residentes e viaturas de emergência e segurança.

Ouça o áudio deste artigo

ARTIGOS RECOMENDADOS