Na cidade

Sismo de magnitude 2,8 sentido em Santiago do Cacém

O abalo decorreu pelas 7h27 e foi considerado "muito fraco" na escala de Mercalli modificada.
Decorreu durante a manhã desta segunda-feira, 23 de maio.

Foi sentido um sismo de magnitude 2,8 na escala de Richter na manhã desta segunda-feira, 23 de maio, em Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal. A informação foi adiantada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O epicentro do abalo foi registado a 12 quilómetros a este da cidade e foi sentido com intensidade máxima II/III na escala de Mercalli modificada pelas 7h27.

Na escala de Richter, os sismos são classificados de acordo com a sua magnitude, dividindo-se em micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0 a 2,9), pequeno (3,0 a 3,9), ligeiro (4,0 a 4,9), moderado (5,0 a 5,9), forte (6,0 a 6,9), grande (7,0 a 7,9), importante (8,0 a 8,9), excecional (9,0 a 9,9) e extremo (superior a 10). Devido à sua magnitude, o sismo desta quinta-feira pode ser considerado “muito pequeno”. 

Já a escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição.” Quando há um tremor de intensidade IV, o abalo é “sentido dentro de casa e os objetos pendentes baloiçam”. Sentimos também uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, explica o IPMA. A escala prolonga-se até a uma intensidade XII, onde se verificam “grandes massas rochosas deslocadas, conformação topográfica distorcida e objetos atirados ao ar”, descreve o Instituto.

Este sismo foi registado com intensidade máxima II nesta escala, sendo considerado “muito fraco.” Isto significa que pode ser “sentido pelas pessoas em repouso nos andares elevados de edifícios ou favoravelmente colocadas.”

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT