Os Açores têm estado em alerta devido aos sismos que têm ocorrido no território nos últimos meses. Em março deste ano, um abalo de magnitude 5,3 fez-se sentir na ilha de São Miguel. Na madrugada de 31 de maio, sábado, o epicentro de um abalo de 4,7 foi na ilha de Santa Maria. A 12 de junho, quarta-feira, pelas 23h48, horário local, foi registado no Faial um sismo de magnitude 4 na escala de Richter.
Foi sentido pelas 22h51, horário local, (menos uma hora que em Portugal Continental) na noite deste domingo, 15 de junho. O Arquipélago dos Açores voltou voltou, assim, a ser abalado por um sismo, desta vez, com magnitude 3,2 na escala de Richter, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). “Foi sentido com intensidade máxima II/III na escala de Mercalli na Povoação (São Miguel)”, avançou.
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) registou o epicentro a cerca de 12 quilómetros a Sul-Sudeste de Ribeira Quente, na ilha de São Miguel.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avançou em comunicado que “de acordo com a informação disponível até ao momento, [o sismo] não causou danos pessoais ou materiais”.
O CIVISA e o IPMA garantem estar a acompanhar o ocorrido. “Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados. Em todos os casos acompanhe as indicações dos serviços de proteção civil”, avançou o IPMA.