Na cidade

A smart tem uma app que lhe permite fazer carsharing com os amigos

Os novos modelos elétricos da marca já incluem uma aplicação para controlar as suas funções através de um smartphone.
Vai facilitar-lhe a vida.

É a novidade mais sustentável do momento: a smart decidiu ser a primeira marca a dizer adeus aos motores de combustão e tornar-se cem porcento elétrica. Para isso, a marca deixou para trás os motores a gasolina ou gasóleo e tornou os já conhecidos smart EQ fortwo (coupé e cabrio) e smart EQ forfour em viaturas totalmente movidas a energias limpas.

Os dois (e únicos) modelos citadinos foram totalmente redesenhados para esta nova era, tendo como base a sustentabilidade do ambiente e a sua utilização em cidade, para a qual a autonomia é mais do que suficiente nas deslocações do dia a dia. 

O novo design dos carros tem uma grelha de radiador mais expressiva, mas também a opção de colocar faróis em LED com um elevado alcance. Além disso, os interiores da nova frota têm ainda mais espaço e o motor elétrico tem um arranque bem forte e contínuo desde os primeiros metros.

Mas há mais uma excelente notícia: é que, além de terem uma configuração super fácil, os carros da smart também estão conectados à app smart ready to (disponível gratuitamente para iOS e Android), capaz de transformar um smart num veículo totalmente tecnológico e tornar a vida de quem o conduz muito mais simples. A app já vem incluída nos packs de equipamentos (Advance, Premium ou Exclusive) das viaturas. Além disso, o seu download é completamente gratuito.

Pois é. Para o caso de nunca ter ouvido falar dela, fique a saber que a ready to lhe vai permitir abrir e fechar o carro sem chave, resolver possíveis furtos, saber onde o estacionou e quanta autonomia tem, procurar lugares de estacionamento pela cidade e até fazer carsharing privado com os seus amigos ou familiares. Não acredita? Pois bem, a NiT explica-lhe tudo sobre as quatro principais funções da app ready to.

1. Serviço ready to spot

É muito provável que já se tenha esquecido, pelo menos uma vez, do sítio exato onde deixou o carro. Acontece a qualquer um, não se preocupe. Porém, o serviço ready to spot vai poupar-lhe esse mini ataque de pânico. É que ele permite-lhe saber a localização exata do seu smart e até fazer as luzes do carro piscar para que seja mais fácil encontrá-lo. 

2. Serviço ready to park

Acabaram-se as voltinhas pela cidade à procura de lugares de estacionamento livres. A app ready to mostra-lhe quais são os lugares de estacionamento disponíveis nas ruas e em parques de estacionamento — em tempo real, claro. 

3. Serviço ready to share

É uma das novidades mais esperadas pelos condutores dos carros elétricos smart. A partir de agora vai ser possível partilhar o carro com amigos, familiares e conhecidos. O serviço funciona como uma espécie de carsharing privado em que só precisa de definir um preço mínimo opcional — sem necessidade de se encontrar com as pessoas para entregar a chave.

Atenção: o proprietário do carro mantém sempre o controlo total e determina quando é que o veículo pode ser utilizado por outras pessoas. A essas, basta-lhes descarregar a app ready to para abrir e fechar o smart. Além de poder partilhar a condução divertida, confortável e silenciosa de um carro elétrico, vai poder partilhar os seus custos. 

4. Serviço theft recovery

O theft recovery é o serviço da smart que lhe permite saber qual é a localização do seu carro e quando é que este se desloca para outro local. Quer isto dizer que, em caso de furto, a app disponibiliza várias indicações, passo a passo, facilitando o contacto com as autoridades e aumentando as hipóteses de o veículo ser encontrado via GPS. Este serviço só vai estar disponível em Portugal a partir do segundo semestre de 2020.

Este artigo foi escrito em parceria com a smart Portugal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT