É a novidade mais sustentável do momento: a smart decidiu ser a primeira marca a dizer adeus aos motores de combustão e tornar-se cem porcento elétrica. Para isso, a marca deixou para trás os motores a gasolina ou gasóleo e tornou os já conhecidos smart EQ fortwo (coupé e cabrio) e smart EQ forfour em viaturas totalmente movidas a energias limpas.
Os dois (e únicos) modelos citadinos foram totalmente redesenhados para esta nova era, tendo como base a sustentabilidade do ambiente e a sua utilização em cidade, para a qual a autonomia é mais do que suficiente nas deslocações do dia a dia.
O novo design dos carros tem uma grelha de radiador mais expressiva, mas também a opção de colocar faróis em LED com um elevado alcance. Além disso, os interiores da nova frota têm ainda mais espaço e o motor elétrico tem um arranque bem forte e contínuo desde os primeiros metros.
Mas há mais uma excelente notícia: é que, além de terem uma configuração super fácil, os carros da smart também estão conectados à app smart ready to (disponível gratuitamente para iOS e Android), capaz de transformar um smart num veículo totalmente tecnológico e tornar a vida de quem o conduz muito mais simples. A app já vem incluída nos packs de equipamentos (Advance, Premium ou Exclusive) das viaturas. Além disso, o seu download é completamente gratuito.
Pois é. Para o caso de nunca ter ouvido falar dela, fique a saber que a ready to lhe vai permitir abrir e fechar o carro sem chave, resolver possíveis furtos, saber onde o estacionou e quanta autonomia tem, procurar lugares de estacionamento pela cidade e até fazer carsharing privado com os seus amigos ou familiares. Não acredita? Pois bem, a NiT explica-lhe tudo sobre as quatro principais funções da app ready to.
1. Serviço ready to spot
É muito provável que já se tenha esquecido, pelo menos uma vez, do sítio exato onde deixou o carro. Acontece a qualquer um, não se preocupe. Porém, o serviço ready to spot vai poupar-lhe esse mini ataque de pânico. É que ele permite-lhe saber a localização exata do seu smart e até fazer as luzes do carro piscar para que seja mais fácil encontrá-lo.
2. Serviço ready to park
Acabaram-se as voltinhas pela cidade à procura de lugares de estacionamento livres. A app ready to mostra-lhe quais são os lugares de estacionamento disponíveis nas ruas e em parques de estacionamento — em tempo real, claro.
3. Serviço ready to share
É uma das novidades mais esperadas pelos condutores dos carros elétricos smart. A partir de agora vai ser possível partilhar o carro com amigos, familiares e conhecidos. O serviço funciona como uma espécie de carsharing privado em que só precisa de definir um preço mínimo opcional — sem necessidade de se encontrar com as pessoas para entregar a chave.
Atenção: o proprietário do carro mantém sempre o controlo total e determina quando é que o veículo pode ser utilizado por outras pessoas. A essas, basta-lhes descarregar a app ready to para abrir e fechar o smart. Além de poder partilhar a condução divertida, confortável e silenciosa de um carro elétrico, vai poder partilhar os seus custos.
4. Serviço theft recovery
O theft recovery é o serviço da smart que lhe permite saber qual é a localização do seu carro e quando é que este se desloca para outro local. Quer isto dizer que, em caso de furto, a app disponibiliza várias indicações, passo a passo, facilitando o contacto com as autoridades e aumentando as hipóteses de o veículo ser encontrado via GPS. Este serviço só vai estar disponível em Portugal a partir do segundo semestre de 2020.