Na cidade

Já pode visitar uma das vilas mais incríveis do País sem sair de casa

A Monsaraz 360 foi atualizada com novas fotos, vídeos, 3D, história. Promete uma experiência única, tal como a vila medieval.
A imagem partilhada na página Alentejo.

Quem não conhece Monsaraz, não sabe o que perde. A vila medieval alentejana é uma das favoritas de muitos portugueses e também de turistas estrangeiros, e quase dispensa argumentos ou apresentações, face ao seu espírito, ambiente e atributos naturais únicos.

Recentemente, a NiT falou-lhe de uma publicação de uma imagem turística da vila que se tornou viral nas redes sociais, pelos melhores motivos: milhares de gostos, partilhas e comentários mostraram que a gigante maioria dos comentadores é um apaixonado e saudoso pela vila — e quem não conhece fica absolutamente impressionado e curioso. “Parece a Grécia”, escrevia uma internauta, em referência às casas brancas e cheias de flores, com a água por fundo,  “É muito bonito. Estive aí uma semana fiquei encantado e se tudo correr bem irei voltar”, diz outro.

Em 2017, a estação norte-americana CNN listava as vilas com colinas pitorescas mais bonitas da Europa, e escolhia uma portuguesa: esta Monsaraz, no distrito de Évora. Considerada pela publicação como “uma das mais antigas povoações de Portugal”, a colina de Monsaraz foi ocupada, explicava o canal, por uma série de diferentes conquistadores ao longo dos anos, desde os mouros aos visigodos.

Hoje, o seu castelo do século XIV atrai as multidões, as muralhas da vila oferecem vistas enormes sobre os olivais circundantes e a barragem do Alqueva. O vinho produzido localmente é mais bem degustado num pequeno café, enquanto se assiste ao pôr do sol”, concluía. 

A distinção não é nova. Monsaraz, vila medieval de casas brancas, praia fluvial, um castelo, muros de xisto, céu estrelado e o Alqueva sempre por vista, é um destino já elogiado em todo o mundo e que quem não conhece tem mesmo de descobrir; e quem já descobriu é, 99 por cento das vezes, um declarado apaixonado.

Quando a pandemia melhorar, muitos prometem o regresso. Até lá, e com a circulação entre concelhos ao fim de semana ainda interdita, para quem gosta de conhecer à distância ou quer já ir planeando, saiba que a autarquia de Reguengos de Monsaraz lançou um novo e melhorado site interativo Monsaraz 360.

Disponível para computador, smartphones e também para óculos de realidade virtual, a plataforma em 360 graus desenvolvida em português e inglês pelo estúdio digital wide.pt é uma visita incrível à vila medieval através de fotografias de alta resolução, mostrando a sua história e o seu património cultural e arquitetónico.

Nesta remodelação do site foram integrados os 10 valores da sustentabilidade do concelho de Reguengos de Monsaraz, que são o Astroturismo, Lago Alqueva, Olaria de S. Pedro do Corval, Cante Alentejano, Monsaraz, Vinho e Enoturismo, História e Megalitismo, Paisagem e Natureza, Gastronomia e as Mantas de Reguengos, pelo que quem passear virtualmente pela vila terá ícones que vão identificando esses valores.

A navegação faz-se por pontos interativos que identificam o local mais próximo e através do mapa interativo ilustrado, permitindo encontrar os locais de interesse do património cultural, mas também descobrir todo o comércio local, os alojamentos, os restaurantes e as exposições.

O Monsaraz 360 tem agora 47 panorâmicas tendo sido acrescentadas mais 15 imagens, uma nova galeria com fotos da natureza e do Lago Alqueva e já é possível assistir a vídeos e visualizar documentos como folhetos promocionais. Outra das novidades do site é o som real de Monsaraz que foi gravado em alta definição para tornar a experiência mais imersiva para o utilizador. No monumento ao cante alentejano é agora possível ouvir duas modas do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz e no Museu do Fresco poderá ser visitado o interior do espaço e ver o Fresco do Bom e Mau Juiz.

Quem acede ao Monsaraz 360 inicia o percurso na Ermida de S. Bento, localizada no exterior das muralhas da vila, dando a possibilidade de conhecer as paisagens com temperaturas mais elevadas do Alentejo e o verde que é acompanhado por um pôr-do-sol em mês primaveril, a que se junta agora uma experiência com o céu estrelado noturno da premiada Reserva Dark Sky Alqueva, a primeira no mundo a ser certificada pela UNESCO e pela Organização Mundial do Turismo como Starlight Tourism Destination.

No segundo ponto, na Porta da Vila, começa a descoberta das ruas históricas de Monsaraz, percorrendo a Rua Direita, o Largo D. Nuno Alvares Pereira e passando pela Igreja de Nossa Senhora da Lagoa até ao Castelo de Monsaraz, com vistas panorâmicas da paisagem sobre o lago e a região. Através de dispositivos móveis é possível  ter uma experiência no local, com acesso a informações úteis dos principais pontos de interesse de Monsaraz, o Guia Turístico de Reguengos de Monsaraz e a eventos que vão acontecer na localidade. 

De seguida, carregue na galeria para entender melhor a incrível experiência — ainda não tão perfeita como ver ao vivo mas cada vez mais próxima — que a plataforma proporciona e como esta funciona.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT