O verão é a melhor altura para observar o céu noturno que, por norma, está descoberto. Nesta altura do ano é muito mais fácil ver as estrelas e até algumas constelações. Na noite de sábado, 15 de julho, todos os olhos vão estar postos no céu, numa Star Party organizado pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, no Observatório Astronómico da Ajuda. E o melhor é que a entrada é livre.
A previsão meteorológica é de céu limpo para Lisboa, as condições perfeitas para observar as estrelas através de telescópios. Além disso, os visitantes terão oportunidade de visitar o edifício histórico do observatório e conversar com um astrónomo português que trabalha num radiotelescópio no deserto do Chile.
O programa arranca às 21 horas, com uma atuação de stand-up comedy com astronomia, factos, curiosidades e momentos musicais: há espaço para tudo. Depois, às 21h30, arranca a palestra de Hugo Messias, “Vamos dar tempo à Ciência”, um momento para todos aqueles que questionam a ciência e os seus processos.
As visitas guiadas ao Observatório Astronómico da Ajuda, um dos mais emblemáticos edifícios históricos da capital, começam às 22h30. Haverá um total de três visitas, a cada 30 minutos. A entrada é gratuita e as inscrições são feitas no local, por ordem de chegada. Entre as 21 horas e a meia-noite, os visitantes podem fazer observações com telescópios, se as condições meteorológicas o permitirem.