Na cidade

Sugestão NiT: voe até à infância num dos seis baloiços panorâmicos do Sabugal

No concelho do distrito da Guarda não encontra uma, nem duas, mas seis atrações do género, espalhadas por todo o território.
Sítio da Eirinha, Bendada. Fotografia: Município do Sabugal.

Quem não resiste a um baloiço ou miradouro panorâmico não pode deixar de visitar o concelho do Sabugal, no distrito da Guarda. Por lá, não encontra uma, nem duas ou três, mas seis atrações do género, espalhadas por todo o território. As paisagens de cortar a respiração, para apreciar enquanto desfruta de uma das brincadeiras mais populares da infância, são perfeitas para lavar as vistas e descontrair rodeado pela natureza no seu estado mais puro.

Como ficam relativamente perto uns dos outros, um dia é suficiente para os conhecer a todos, embora justifiquem visitas mais demoradas. Pelo caminho, vai deparar-se com sítios emblemáticos da região, como as ruínas do Sabugal Velho na Serra do Homem de Pedra, na freguesia de Aldeia Velha.

O baloiço da Bendada é um dos mais especiais. Uma vez que a aldeia sempre foi reconhecida pela dedicação e amor à música, não se estranha que tenha a forma de notas musicais. Foi construído em 2020, para celebrar os 150 anos de existência da sua banda filarmónica.

Localizado no Sítio da Eirinha, onde nos dias de festa se costumava tocar a alvorada, permite uma vista sobre as serras da Estrela e da Gardunha. Com o silêncio que envolve a zona, poderá ouvir que a tranquilidade mora aqui. Desfrute.

Carregue na galeria e veja em pormenor os outros cinco baloiços que dão um outro encanto ao concelho.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT