Na cidade

A Super Lua de abril foi incrível — e o Instagram é prova disso

A maior e mais brilhante lua de 2020 aconteceu na terça-feira. Todo um mundo em quarentena a viu e as fotos são perfeitas.
Imagem partilhada nas redes sociais.

O mundo está fechado em casa, mas a natureza continua. Esta terça-feira, 7 de abril, o planeta teve a sua Super Lua mais brilhante — e maior — do ano de 2020. Ainda por cima rosa, como se costuma chamar à lua cheia de abril, por ser a mais próxima da terra.

Entre confinamentos e isolamentos, janelas e varandas, milhões de pessoas em todo o mundo tentaram, com maior ou menor ajuda do clima e das nuvens, ver esta lua gigante. E claro, capturá-la em fotos e partilhá-la com os restantes.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, este fenómeno acontece sempre que a Lua se encontra simultaneamente em fase de Lua Cheia e a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita. Em termos temporais, isto significa que a diferença entre os instantes de Lua Cheia e do perigeu é menor do que 1 dia e 8 horas.

Esta noite, de quarta-feira, dia 8, se o clima ajudar ainda poderá conseguir ver qualquer coisa: a Lua parece maior do que o habitual, não apenas devido à ocorrência de Superlua, mas também porque estará mais próxima do horizonte. Esta ampliação do seu tamanho é uma ilusão de óptica, porém, com um efeito bem real.

Já o ser mais rosa ou dourada, deve-se ao efeito causado pela nossa atmosfera, tal como quando o sol pode parecer mais vermelho à medida que sobe e se põe.

A próxima Super Lua – e, supostamente, a última de 2020, está prevista para 7 de maio. Porém, nesse dia, o desfasamento dos acontecimentos será maior: 32 horas e 43 minutos. 

Entretanto, pode ver algumas das incríveis partilhas do Instagram, por esse mundo fora. Da China à Austrália, da Itália aos EUA, um mundo em quarentena olhou para o céu registou o fenómeno. A primeira publicação refere-se a uma foto em Elvas, Portugal.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT