na cidade

Tabuleiro inferior da Ponte D. Luís I vai estar encerrado durante um ano

As obras de reabilitação arrancam a 14 de outubro. Apenas a circulação automóvel será afetada. Os peões vão continuar a passar.
A circulação de peões irá ser mantida.

O tabuleiro inferior da Ponte D. Luís, que liga o Porto a Vila Nova de Gaia, vai estar encerrado ao trânsito durante quase um ano. Vão arrancar trabalhos de reabilitação a partir de 14 de outubro. A circulação de peões será possível durante este período, uma vez que serão montadas umas plataformas para o efeito.

O objetivo da intervenção é reparar um conjunto de anomalias que já tinham sido identificadas, grande parte delas relacionadas com a corrosão de alguns dos elementos metálicos que compõem a estrutura.

A intervenção no tabuleiro inferior tem ainda em vista a redução das vibrações induzidas pela passagem de grandes grupos de peões durante eventos festivos ou desportivos, controlando-se as vibrações horizontais à custa do aumento da rigidez e aumento da massa do tabuleiro”, explicou a Infra-estruturas de Portugal (IP) num comunicado enviado à Lusa, aqui citado pelo jornal “Público”.

A obra de reparação terá um custo estimado de 3,3 milhões de euros. Com esta intervenção, a IP afirma que a limitação de circulação de veículos com peso superior a 30 toneladas irá deixar de fazer sentido. A ponte poderá receber veículos até 60 toneladas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT