Na cidade

Tem uma ideia original para mudar a energia no País? Então pode ganhar 20 mil euros

Já estão abertas as candidaturas para o Labelec Merit Award, promovido pela EDP — e que pode realmente mudar as nossas vidas.
Empresa procura ideias para o setor energético

Em 2021 a EDP Renováveis aumentou em 6 por cento a produção mundial de energia limpa em relação ao ano anterior. Os números vêm comprovar que as energias renováveis, a descarbonização e a inovação tecnológica são três pilares que movem diariamente a empresa, que pretende dar um contributo relevante para um planeta mais sustentável. Com isso em vista, desafia agora o público a apresentar novas ideias e soluções nestas áreas.

A empresa de energia acaba de lançar o EDP Labelec Merit Award, um prémio de excelência académica que vai premiar as melhores teses de mestrado ou doutoramento em áreas de todos os mercados em que o grupo opera. As inscrições já se encontram abertas e prolongam-se até ao dia 31 de março.

Com o desenvolvimento energético como foco, a EDP procura novas abordagens para a produção e integração de energias renováveis e descarbonização, redes inteligentes e distribuição, novas soluções de energia limpa e tecnologias inovadoras ou soluções digitais para o setor. Além de distinguir o trabalho de investigação já realizado, o prémio tem como objetivo aplicar as ideias no negócio da empresa.

Nesta primeira edição, a EDP Labelec e EDP New vão atribuir ao vencedor um prémio de 15 mil euros, se se tratar de uma tese de mestrado, ou de 20 mil euros, no caso de ser uma tese de doutoramento. Após uma avaliação das candidaturas, serão selecionadas as 20 melhores teses a concurso. Uma comissão de avaliação da EDP irá depois ter a responsabilidade de as reduzir a apenas cinco para que um júri, constituído por personalidades conhecidas do público, tenha então a palavra final e eleja o vencedor deste prémio de inovação.

Este é apenas mais um dos vários projetos do grupo na sua aposta pela mudança global. Presente em 28 mercados, a EDP tem vindo a promover a procura de respostas coletivas às necessidades do planeta, contando com a ajuda de todos.

Relembramos que a energética promoveu recentemente a travessia do Oceano Atlântico com recurso exclusivo a energias renováveis na EDP Atlantic Mission, com a qual quis alertar para a problemática da poluição do mar, ou o programa Geração Zero, no qual incentiva todos os portugueses a terem uma participação mais ativa na utilização sustentável dos recursos naturais.

Este artigo foi escrito em parceria com a EDP.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT