Na cidade

Temperaturas podem chegar quase aos 30 graus esta sexta-feira. Depois vem a chuva

A depressão Olivia vai arrastar uma massa de ar quente que vai fazer subir as temperaturas e traz uma nuvem de poeira enorme.
O calor vai ser passageiro.

Depois de uma Páscoa marcada por chuva forte, a primeira semana de abril registou uma alteração no estado do tempo, que se vai manter até à próxima sexta-feira, 5 de abril. Tudo devido à depressão Olivia, que está a atingir os Açores e vai arrastar uma massa de ar quente para o continente que vai fazer subir as temperaturas — e traz também uma nuvem de poeira do Saara tão grande que pode chegar quase até à Suécia.

A partir da tarde de sexta-feira, estarão “poeiras em suspensão, mais prováveis na região sul”, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera”. As poeiras deverão começar a chegar ao sul do País esta quinta-feira e intensificar-se até domingo.

A Olívia, uma tempestade que se formou no meio do Atlântico e está provocar chuva e vento nos Açores desde quarta-feira, também vai trazer uma massa de ar quente subtropical que vai provocar uma subida de temperatura já nas próximas horas. Os termómetros podem chegar aos 27 graus em algumas zonas do continente esta sexta-feira, como os distritos de Aveiro e Santarém. Em Lisboa, as máximas podem chegar aos 24 graus, enquanto que as mínimas deverão manter-se nos 13, valores acima do normal para esta época do ano.

O calor vai ser apenas passageiro e as temperaturas voltam a descer no fim de semana, em especial no litoral norte e centro. As mínimas vão manter-se, mas as máximas caem para baixo de 20 graus em muitos pontos do País. Com a descida de temperaturas chega também a chuva, que vai afetar quase todo o território nacional, com exceção do Algarve e Alentejo. O estado do tempo deverá manter-se chuvoso até, pelo menos, à próxima segunda-feira.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT