Na cidade

Calor regressa esta semana — e as poeiras do Saara também

A semana arranca com chuva, mas as temperaturas vão subir até aos 26ºC.
É possível que o céu fique laranja.

Após o frio, a neve e chuva, as temperaturas vão voltar a subir e as poeiras do Saara serão protagonistas dos próximos dias. Esta é uma das mudanças mais significativas no estado de tempo, que pode começar a chegar a 5 de abril. A má qualidade do ar em muitas zonas do País é um dos principais alertas do Meteored.

A partir de terça-feira espera-se um aumento gradual das mínimas e máximas até sexta-feira, especialmente na região litoral e sul, apesar de serem esperados aguaceiros para a região Norte nas primeiras horas da manhã. A chuva poderá alastrar-se para a zona Centro, podendo atingir regiões do Sul, mas com pouca intensidade.

Só na quarta-feira se podem esperar valores primaveris, com os termómetros a ultrapassar os 20ºC em Beja, Évora, Santarém e Coimbra. A temperatura mais baixa espera-se na Guarda, com cerca de 14ºC. Mas o dia mais quente será mesmo o de sexta-feira.

As previsões apontam para máximas muito elevadas no interior centro e sul, com 25ºC a 26ºC, várias cidades do litoral a ficarem entre os 23ºC e os 24ºC, e mesmo Guarda, Vila Real ou Viseu, no interior, a atingirem os 20ºC. As mínimas rondarão os 6ºC no interior e os 12ºC no litoral.

Durante estes dias, uma tempestade no meio do Atlântico — que passará por cima dos Açores, deixando algumas ilhas com alerta amarelo para vento e precipitação —, vai arrastar uma massa de ar quente que fará subir as temperaturas. Mas os ventos de sudoeste, primeiro, e depois de sudeste, devem voltar a puxar uma nova nuvem de poeiras do Saara.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT