Fora de casa
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Na cidade

Temperaturas voltam a descer esta semana, mas o calor vai continuar

Os primeiros dias de junho vão ser marcados por algumas nuvens, mas as máximas podem chegar aos 37 graus em algumas regiões.

Nos últimos dias, os termómetros passaram os 36 graus em várias zonas do País. Foi uma espécie de ensaio para o verão intenso que se aproxima. Esta semana, o cenário muda ligeiramente: o calor mantém-se, mas as temperaturas vão descer na maioria das regiões, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Durante a semana, o céu vai apresentar-se pouco nublado no Vale do Tejo, no centro e no sul. Esta segunda-feira, 2 de junho, poderá chover ligeiramente e com trovoada na zona de Castelo Branco. No norte, o céu vai estar mais carregado, embora com pouca probabilidade de chuva.

As mínimas vão variar entre os nove graus da Guarda e de Bragança, e os 17 de Faro. Já as máximas deverão oscilar entre os 20 graus de Aveiro e Braga e os 37 de Beja. O IPMA deixa também o alerta: o índice UV será elevado, principalmente na quarta-feira, 4 de junho.

A partir de quinta-feira, 5 de junho, o calor volta a apertar, com a subida das temperaturas em todo o território. No fim de semana, os termómetros vão continuar a subir, com várias regiões a atingirem os valores mais altos da semana.

No domingo, 8 de junho, espera-se o dia mais quente. O IPMA aponta para os 37 graus em Beja, 34 em Faro, 30 em Lisboa e 31 em Braga. As temperaturas mínimas andarão entre os 12 graus no norte e os 20 no sul.

Nas regiões autónomas, o tempo também começa a aquecer, após uma semana marcada pela chuva. Na Madeira, os aguaceiros vão manter-se, com o Funchal a registar uma máxima de 25 graus. Já nos Açores, a temperatura mais alta será de 24 graus na Ilha Terceira.

ARTIGOS RECOMENDADOS