Nos últimos dias, os termómetros passaram os 36 graus em várias zonas do País. Foi uma espécie de ensaio para o verão intenso que se aproxima. Esta semana, o cenário muda ligeiramente: o calor mantém-se, mas as temperaturas vão descer na maioria das regiões, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Durante a semana, o céu vai apresentar-se pouco nublado no Vale do Tejo, no centro e no sul. Esta segunda-feira, 2 de junho, poderá chover ligeiramente e com trovoada na zona de Castelo Branco. No norte, o céu vai estar mais carregado, embora com pouca probabilidade de chuva.
As mínimas vão variar entre os nove graus da Guarda e de Bragança, e os 17 de Faro. Já as máximas deverão oscilar entre os 20 graus de Aveiro e Braga e os 37 de Beja. O IPMA deixa também o alerta: o índice UV será elevado, principalmente na quarta-feira, 4 de junho.
A partir de quinta-feira, 5 de junho, o calor volta a apertar, com a subida das temperaturas em todo o território. No fim de semana, os termómetros vão continuar a subir, com várias regiões a atingirem os valores mais altos da semana.
No domingo, 8 de junho, espera-se o dia mais quente. O IPMA aponta para os 37 graus em Beja, 34 em Faro, 30 em Lisboa e 31 em Braga. As temperaturas mínimas andarão entre os 12 graus no norte e os 20 no sul.
Nas regiões autónomas, o tempo também começa a aquecer, após uma semana marcada pela chuva. Na Madeira, os aguaceiros vão manter-se, com o Funchal a registar uma máxima de 25 graus. Já nos Açores, a temperatura mais alta será de 24 graus na Ilha Terceira.