Na cidade

Tempestade Konrad está a chegar e vai trazer chuva, granizo e trovoada

O estado do tempo vai começar a mudar já a partir desta quarta-feira, 12 de março. Além da precipitação, vem aí uma descida de temperaturas.
Mais uma tempestade.

Depois da passagem da tempestade Jana, o território continental vai voltar a ser afetado por outra depressão — a 11.ª a atingir a Península Ibérica desde o início do ano. Os efeitos da tempestade Konrad, assim batizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) vão começar a sentir-se já a partir da manhã desta quarta-feira, 12 de março.

A depressão atlântica vai provocar chuva forte, primeiro no Barlavento Algarvio, Alentejo Litoral e Área Metropolitana de Lisboa, estendendo-se para lesta e para norte em direção às restantes regiões do País nas próximas horas. A precipitação poderá ser acompanhada de trovoada e expressar-se, ocasionalmente, sob a forma de granizo.

Quanto à ocorrência de trovoada, esta será mais provável em zonas dos distritos de Leiria, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre e Évora, segundo as informações da “Meteored”. Devido à chuva intensa, há possibilidade de cheias em alguns locais, assim como previsões de neve nos distritos de Castelo Branco e Guarda.

As temperaturas também vão sofrer mudanças, esperando-se uma descida generalizada. As mínimas registarão valores iguais ou abaixo dos zero graus em alguns locais montanhosos do Norte de Portugal.

O cenário chuvosa continua na quinta-feira, 13 de março, com a chegada de uma massa de ar polar marítimo, vinda do Norte, que vai arrefecer ainda mais o País. Prevê-se ainda céu muito nublado e períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, ocasionalmente sob a forma de granizo e que poderão ser acompanhados de trovoada.

Para sexta-feira e sábado, dias 14 e 14 de março, esperam-se aguaceiros fracos e pouco frequentes. Apesar do céu pouco nublado ou limpo, as temperaturas vão arrefecer e é possível que ocorra formação de gelo e geada no interior Norte e Centro. As notícias, ainda assim, não são animadoras, já que há grandes probabilidade de chegar uma nova tempestade atlântica a Portugal continental no domingo, 16 de março.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT