Depois da gota fria que assolou Espanha e se deslocou para o nosso País, as temperaturas vão voltar a subir em todo o território continental. A partir de segunda-feira, 4 de novembro, o clima será afetado por uma massa de ar quente que se fará sentir em Portugal durante o resto da semana, fazendo com que o verão de São Martinho chegue mais cedo este ano.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma subida das temperaturas até 10 graus acima dos valores de referência para esta época do ano e podem mesmo aproximar-se dos 25 graus em certas regiões, sobretudo no sul, litoral norte e centro. Já as mínimas devem variar entre os 7 e 17 graus, sendo mais baixas nas regiões de Trás-os-Montes, Alto Douro e Beira Alta.
Em Lisboa, Leiria, Santarém e Braga, por exemplo, os termómetros podem chegar aos 24 graus. No Porto, as máximas previstas chegam aos 23 graus.
Apesar da subida das temperaturas, o melhor é manter o guarda-chuva por perto. A massa de ar quente também traz um agravamento da precipitação no norte e litoral centro do País e a chuva deverá manter-se até terça-feira. A partir quarta-feira, o tempo poderá estabilizar devido à influência de um “anticiclone na região de França” que vai afetar “em crista” a Península Ibérica.
“O vento poderá apresentar-se temporariamente do quadrante leste ou até mesmo, em geral, fraco, dependendo da posição do anticiclone”, adiantou o IPMA.