Na cidade

Temporal e muito frio. Vai ser assim o Natal e a Passagem de Ano

As previsões atmosféricas são pouco animadoras para as próximas festas. É melhor refazer os seus planos.
Abrigue-se.

Recorda-se do temporal com que nos despedimos de 2022? Bem, este ano não será muito diferente. A chuva e o frio que têm marcado os últimos dias deverão manter-se até ao final do ano. O melhor é começar a preparar-se para passar um Natal realmente em casa e uma Passagem de Ano sem fogo de artifício.

“Temos aquele ditado que diz ‘Natal em casa, carnaval na praça’, e poderá ser mais por aí”, avança o climatologista Mário Marques à CNN Portugal. O especialista aponta para “uma segunda quinzena, a partir de 17 ou 18 de dezembro, mais tempestuosa” e afirma que “a última semana será de um autêntico inverno”.

A neve já começou a cair nos pontos mais altos de Portugal e a situação deverá manter-se até ao final do ano. “Mais perto do Natal, nas terras altas, podemos esperar alguma [neve]”, prevê Mário Marques.

O último dia de 2022 ficou marcado pelo mau-tempo, ventos fortes e chuva que deixaram um rasto de destruição em vários pontos do País. Este ano, o cenário poderá ser idêntico.

“O padrão definido eventualmente poderá ser semelhante ao ano passado”, indica o climatologista. No entanto, adianta que “ainda é cedo” para ter certezas, mas tudo indica que 2024 vai chegar com frio e chuva.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT